Manutenção em Motores de Popa
Por: wheliton • 9/2/2019 • Ensaio • 644 Palavras (3 Páginas) • 154 Visualizações
OBJETIVO
Efetuar os procedimentos adequados de manutenção conforme especificação do frabricante. Será efetuada a manutenção em um motor de popa Yamaha 25 hp, 2 tempos, Ano de fabricação: 2008.
APLICAÇÃO
- A lubrificação é uma operação que consiste em introduzir uma substância apropriada entre superfícies sólidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos. Essa substância apropriada normalmente é um óleo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfícies sólidas. Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfícies sólidas fazem com que o atrito sólido seja substituído pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfície sólida e um fluido.
As areas de contato de maior importancia para a lubrificação do motor de popa, são as que concentram maior concentração de carga, devido as articulações que dão o movimento de trabalho necessários do motor de popa. Estas partes estão em constante movimentação quando em uso. 5 pontos de lubricação de articulações responsáveis pela lubrificação das articulações estão posicionados para garantir a correta lubrificação destas. A estrutura das partes deslizantes das articulações estão posicionadas conforme desenho abaixo.
Figura 1-Desenho expandido motor de popa Yamaha 25 HP.
[pic 2]
Fonte: Catalogo de peças 1G69U-280P1, (Yamaha, 2008).
Graxa.
As graxas são compostos lubrificantes semi-sólidos constituídos por uma mistura de óleo, aditivos e agentes engrossadores chamados sabões metálicos, à base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário. Elas são utilizadas onde o uso de óleos não é recomendado.
Tipos de graxa
Os tipos de graxa são classificados com base no sabão utilizado em sua fabricação:
Graxa à base de alumínio: macia, quase sempre filamentosa, resistente à água, boa estabilidade estrutural quando em uso, pode trabalhar em temperaturas de até 71°C. É utilizada em mancais de rolamento de baixa velocidade e em chassis;
Graxa à base de cálcio: vaselinada, resistente à água, boa estabilidade estrutural quando em uso; deixa-se aplicar facilmente com pistola; pode trabalhar em temperaturas de até 77°C. É aplicada em chassis e em bombas d’água;
Graxa à base de sódio: geralmente fibrosa, em geral não resiste à água; boa estabilidade estrutural quando em uso. Pode trabalhar em ambientes com temperatura de até 150°C. É aplicada em mancais de rolamento, mancais de rodas, juntas universais etc.
Na Lubrificação de maquinas-ferramentas como procedimento de manutenção padrão quando lubrificada com graxa, Será aplicado em todos os pontos de lubrificação à graxa à base de sabão de lítio de múltipla aplicação e consistência NLGI 2.
SEGURANÇA NO TRABALHO
3.1 EPI's
Para manutenção, é necessário a utilização dos seguintes equipamentos de proteção individual:
- Luvas;
- Óculos de proteção;
- Protetor auricular;
- Proteção para cabelo;
- Vestimenta adequada (calça e camiseta com mangas).
[pic 3]
Figura 3. Placa de identificação de EPI’s.fonte de todas as figuras
RESPONSABILIDADES
ZANTES DESCREVA AS RESPONSABILIDADES TOMADAS NA HORA DE APLICAR O LUBRIFICANTES E OS CUIDADOS TOMADOS QUANTO A INTEGRIDADE FISICA DO OPERADOR E DO EQUIPAMENTO. SEJA SUCINTO.
...