Maquinas Simples
Dissertações: Maquinas Simples. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andressamerico • 10/7/2014 • 801 Palavras (4 Páginas) • 457 Visualizações
OBJETIVOS
Comprovar experimentalmente a função da roldana fixa e móvel;
Comprovar a eficiência de um conjunto de roldanas fixas e móveis;
Determinar as vantagens mecânicas (estática real, estática ideal e dinâmica) de uma máquina simples.
INTRODUÇÃO
Toda máquina simples é um dispositivo, tecnicamente uma única peça, capaz de alterar uma força (seja em intensidade e/ou direção e/ou sentido) com o intuito de ajudar o homem a cumprir uma determinada tarefa com um mínimo de esforço muscular. Toda máquina, por mais complexa que seja, é sempre constituída por uma combinação de três tipos de máquinas simples: a alavanca, o plano inclinado e a roldana.
Alavanca: é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. Quando você usa um pedaço de pau para deslocar uma pedra, ou uma pinça de confeitaria para pegar um doce, você está usando uma alavanca.
Plano inclinado: é um dispositivo constituído por uma superfície plana (uma rampa, uma tábua,etc.) inclinada em um certo ângulo em relação à horizontal. Por meio de planos inclinados, podemos levantar qualquer corpo usando força menor que o peso desse corpo, porém, o trabalho realizado não se altera. O trabalho é o mesmo se elevarmos o corpo verticalmente ou através do plano inclinado.
Roldana ou polia: é uma roda móvel em torno de um eixo passando pelo seu centro, e que tem a contorná-la parcialmente uma corda, ou um cabo flexivel, que se encaixa numa escavação apropriada.
A roldana fixa tem seu eixo ligado a um suporte qualquer. Em uma das extremidades da corda aplica-se a força motriz e na outra, a resistência. Na roldana móvel, umas das extremidades da corda é presa a um suporte e na outra se aplica a força motriz. A resistência é aplicada ao eixo da roldana. As roldanas têm sido usadas desde os tempos mais remotos, sempre com a função de ajudar a elevar objetos pesados, como por exemplo: nos poços de água, para alterar o sentido da força que puxa o balde, e na construção civil, para colocar os materiais no topo das obras.
MATERIAIS
Um conjunto de sustentação principal formado por haste, tripé com roscas e três sapatas niveladoras amortecedoras;
Um painel com sistema de roldanas fixas e três cordões com ganchos;
Um dinamômetro de 5 N;
Três conjuntos de massas acopláveis com gancho lastro;
Três roldanas movéis com gancho;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O experimento foi realizado de acordo com os seguintes passos ambos para Pratica 1, 2 e 3:
Ajustou-se o suporte para que o mesmo não ficasse inclinado;
Aferiram-se os valores das massas utilizadas com o auxílio da balança;
Com o dinamômetro, após ajuste do zero, mediu-se o valor da força resistente FR (peso do conjunto formado pelo gancho lastro
...