Martelo de Contra Golpe
Por: fabinhorscosta • 25/10/2015 • Trabalho acadêmico • 531 Palavras (3 Páginas) • 1.458 Visualizações
MARTELO DE CONTRA GOLPE
O forjamento é uma técnica de transformação mecânica, desde a antiguidade, o processo era manual, a qual utilizava ferramentas como martelo de forja e a bigorna e esse trabalho era executado pelos ferreiros.
Estes profissionais apoiavam a peça bruta aquecida sobre a bigorna e martelavam até alcançar a forma desejada.
Com a passagem do tempo foi percebendo a necessidade de se fazer peças maiores, de melhor acabamento e em maiores quantidades então máquinas foram incorporadas no processo de forjamento.
Esse processo de conformação, obtemos a peça por martelamento ou aplicação gradativa de uma pressão e na grande maioria dos casos o forjamento é realizado a quente e dependendo do metal é utilizado a frio.
Os processos se dividem em duas categorias forjamento livre e forjamento em matriz fechada e os equipamentos utilizados vão de encontro com os utilizados pelos ferreiros.
A força é provocada por um peso cadente ou martelo e com o impacto temos a deformação do metal sob uma alta velocidade as primeiras camadas superficiais vão se tomando forma.
Com a dissipação de energia cinética do martelo no impacto as máquinas são energicamente limitadas.
Com o martelo de forjamento podem ser forjadas inúmeras formas e tamanhos diferenciados.
Dependendo da capacidade do martelo de forjamento pode aplicar de 60 a 150 pancadas por minuto.
No martelo de contra golpe duas massas se chocam no meio do percurso com a mesma velocidade sendo a massa superior acionada por meio de sistema pistão cilindro e a massa inferior por cabos com uma ligeira diferença de 5% a menos que a superior.
A utilização de martelo contra golpe apresenta vantagens e desvantagens em relação aos outros tipos martelos o de dupla ação e queda livre.
Temos como vantagens maior rendimento, não transmite ou é bem reduzido o impacto em fundações (solo) e a própria peça, todo o trabalho é absorvido entre as massas que se chocam e por fim temos a maior velocidade de acionamento.
Por outro lado temos as desvantagens como desalinhamento entre a parte superior e inferior da matriz, necessidade de centralização da força na matriz para que se minimize atritos, impossibilidade de virar a peça durante o processo , devido o conjunto (peça/matriz) estarem em movimento e manutenção com preços elevados.
Temos abaixo dois modelos de martelo contra golpe.
Figura 01
Martelo hidráulico de contra golpe programático com micro-movimento do corpo da série de CDK da Companhia Baixie.
Conta com tela de toque para a conversação do operador com a máquina com todos os parãmetros de trabalho e multifunções controlando até a energia dos golpes.
Ao utilizar esse equipamento não deve economizar com o investimento para isolamento da vibração por que tem uma preço mais acessível com uma boa qualidade das peças forjadas.
Dentre outras vantagens do modelo como a economia de energia e sistemas de antivibração que podem ser instalados
...