TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inquisição aplica o golpe de morte

Artigo: A Inquisição aplica o golpe de morte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  379 Visualizações

A Inquisição aplica o golpe de morte

Em 1231, o Papa Gregório IX instituiu a Inquisição papal, a fim de dar apoio à luta armada. No início, o sistema inquisitorial baseava-se em denúncias e em coações; mais tarde, em torturas sistemáticas. Seu objetivo era erradicar aquilo que a espada não havia conseguido destruir. Os juízes da Inquisição — na maioria frades dominicanos e franciscanos — estavam sujeitos a prestar contas apenas ao papa. A punição oficial por heresia era a morte por queima na estaca. O fanatismo e a brutalidade dos inquisidores foram tais, que irromperam revoltas em Albi e em Toulouse, e em outros lugares. Em Avignonet, todos os membros do tribunal inquisitorial foram massacrados.

Em 1244, a rendição da montanha-fortaleza de Montségur, último refúgio de muitos perfeitos, foi o golpe mortal aplicado à doutrina dos cátaros. Cerca de 200 homens e mulheres pereceram queimados em massa, em estacas. No decorrer dos anos, a Inquisição caçou os cátaros remanescentes. O último cátaro supostamente foi queimado na estaca em Languedoc, em 1330. O livro Medieval Heresy menciona: “A queda do albigensismo foi a principal medalha da Inquisição.”

Os cátaros estavam longe de ser verdadeiros cristãos. Mas será que criticarem a Igreja Católica justificava seu extermínio cruel por pretensos cristãos? Seus perseguidores e assassinos católicos desonraram a Deus e a Cristo, e difamaram o verdadeiro cristianismo, por torturar e massacrar essas dezenas de milhares de dissidentes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com