Materiais
Por: TAYANECOUTO • 6/12/2015 • Trabalho acadêmico • 4.619 Palavras (19 Páginas) • 182 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA ( UNIFOR-MG)
BACHAREL EM ENGENHARIA QUÍMICA
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS
Formiga MG
2015
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS
Trabalho apresentado ao Professor Samuel Ribeiro, da disciplina de Resistência dos Materiais II, 5º Período de Engenharia Química do Centro Universitário de Formiga.
Formiga MG
2015
Sumário
Resumo
Introdução
1.Propriedades Mecânicas dos Materiais
1.1Ensaio de Tração e compressão
1.2 Diagrama Tensão Deformação
1.2.1Comportamento elástico
1.2.2 Escoamento
1.2.3 Estricção
1.3 Diagrama tensão–deformação real
1.3.1 Pontos Importantes para leitura do gráfico
1.4 Materiais Dúcteis e Frágeis
1.4.1 Materiais dúcteis:
1.4.2 Materiais frágeis:
1.5 Lei de Hooke
1.5.1Endurecimento por Deformação
1.6 Energia de deformação
1.6.1 Tenacidade
1.6.2 Resiliência
1.7 Diagrama tensão-deformação de cisalhamento
1.8 Falha de Materiais
1.8.1 Fadiga
1.8.2 Fluência
1.9 Plasticidade
2.0 Flexão
Conclusão
Referencial Bibliográfico
Sumário de Ilustrações
Figura 1 Máquina de ensaio de compressão ou tração Mecânica
Figura 2 Máquina de ensaio de compressão ou tração Digital
Figura 3 Extensômetro de resistência elétrica
Figura 4 Gráfico Tensão Deformação para Verificar as Propriedades Mecânicas dos Materiais
Figura 5 Equipamento de Estensômetro 7
Figura 6 Diagrama Tensão Deformação Real
Figura 7 Gráfico de Materiais Frágeis e Dúcteis
Figura 11 Módulo de resiliência ur de um material é a energia de deformação por unidade de volume até o limite de proporcionalidade.
Figura 12 Gráfico da tensão cisalhante
Figura 13 Diagrama Tensão Deformação de cisalhamento
Figura 14 Diagrama S-N para ligas de alumínio
Figura 15 Regiões características de uma curva de fluência.
Figura 16 Esquema do funcionamento da flexão.
Resumo
Propriedades mecânicas dos materiais é um tópico que discute como a tensão pode ser relacionada com a deformação por meio de métodos experimentais que definem um diagrama tensão-deformação para um determinado material. O comportamento estudado por esse material é necessário pois será um material utilizado na engenharia, também é descrito ensaios que definem a resistência desses materiais expostos a efeitos de cargas externas ou seja a capacidade de resistir a esforços sem fratura ou deformação em excesso. Assim se torna extremamente necessário conhecer as propriedades mecânicas dos materiais que são expostos à esforços externos.
Introdução
Este trabalho tem por finalidade apresentar propriedades mecânicas dos materiais, para verificar suas propriedades será explicado, experiências feitas que identificam em um modo geral a resistência desse material, qual a importância de serem feitas essas experiências e qual são suas aplicabilidades no mundo da engenharia para que se tenha maior confiança em um material que melhor atende a necessidade de determinada situação.
1.Propriedades Mecânicas dos Materiais
1.1Ensaio de Tração e compressão
A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou dele se romper, essa propriedade depende muito do material usado em métodos experimentais, no qual um teste muito importante é o ensaio de tração ou compressão. Esse teste consegue detectar várias propriedades mecânicas de um material, mas ele é usado principalmente para determinar a relação entre tensão normal média e a deformação normal média em muitos materiais como metais, cerâmicas, polímeros e compósitos, que são muito usados na engenharia como um todo.
Para executar um ensaio de tração ou compressão, necessita-se de um corpo de prova de um material com forma e tamanho padronizados. Antes de começar os testes são feitas duas pequenas marcas no corpo de prova, essas marcas devem ser longe das extremidades do corpo de prova pois a aproximação da marcação onde é exercida a força para o ensaio de tração e compressão as forças de tensão são um pouco complexas devido ao aperto dos acoplamentos onde a carga é aplicada. Logo após é medido a área da seção transversal inicial do corpo de prova A0, e o comprimento de referência ou inicial, L0, que é a distância entre as duas marcas. Por exemplo:
...