Materiais Cerâmicas
Por: Felipe Brugnerotto • 8/12/2018 • Projeto de pesquisa • 771 Palavras (4 Páginas) • 117 Visualizações
INTRODUÇÃO
Cerâmicas são materiais com muitas aplicações tanto na área residencial quanto na área industrial. As característica de um material cerâmico são: Pontos de fusão elevados, baixos valores de condutividade elétrica e térmica, eles são duros e quebradiços.
A cerâmica tradicional são junções de materiais cerâmicos com a finalidade de se obter determinada propriedade seja ela resistência, plasticidade ou encolhimento. Alguns materiais mais usados são Argila de bola, Argila da China, Feldspato, Sílica, Dolomita, Talco, Calcita e Nefelina. A indústria da cerâmica tradicional existe há muito tempo e hoje em dia tem algumas divisões como Cerâmica, Louça, Sanitários, Azulejos, etc.
Já a cerâmica avançada são tipos especiais de cerâmicas que são usadas em aplicações elétricas, eletrônicas, ópticas e magnéticas. O fator mais importante é a obtenção de um pó de cerâmica puro, o método usado para se obter este pó é muito caro.
Figura 1 – Estrutura Cristalina Perovskita
Fonte: http://www.atcp-ndt.com/imagens
CERÂMICAS PIEZOELÉTRICAS
O efeito piezoelétrico foi descoberto em 1880 pelos irmãos Pierre e Jacques Curie e utilizado pela primeira vez de forma pratica por Paul Langevin em 1916, no desenvolvimento do primeiro sonar.
As cerâmicas piezoelétricas foram desenvolvidas durante a guerra fria, sendo que a URSS e Japão desenvolveram as cerâmicas piezoelétricas de Titanato de Bário e os EUA as cerâmicas piezoelétricas de Titanato Zirconato de Chumbo (PZT’s), que praticamente são as mais empregadas nos sistemas atuais.
As cerâmicas piezoelétricas são corpos maciços que pertencem ao grupo de materiais ferroelétricos, tais possuem uma estrutura policristalina contendo diversos cristais ferroelétricos microscópicos que a constituem.
A maioria das cerâmicas piezoeletricas, especialmente as PZTs, possui estrutura cristalina tipo Perovskita, em função da temperatura do material a simetria apresentada pode variar entre tetragonal, romboédrica e cúbica simples.
Abaixo da temperatura de Curie (Temperatura crítica para cerâmicas piezoeletricas), a estrutura Perovskita apresenta a simetria tetragonal em que um dipolo elétrico é criado por conta da assimetria entre o centro das cargas positivas e negativas.
Esse dipolo é o que possibilita o efeito piezelétrico direto e inverso, pois ele é responsável pela deformação da estrutura cristalina na presença de um campo elétrico, onde é gerado, em decorrência de uma deformação mecânica, um deslocamento elétrico.
Figura 1 – Estrutura Cristalina Perovskita
Fonte: http://www.atcp-ndt.com/imagens
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
SILVA, Andre Luis - CERÂMICA - 2010 - www.infoescola.com/materiais/ceramica/
ALVES PEREIRA, Antônio Henrique - Cerâmicas piezoelétricas: funcionamento e propriedades - 2010 - http://www.atcp-ndt.com/imagens/produtos/ceramicas/artigos/RT-ATCP-01.pdf
Materiais Cerâmicos
CERÂMICAS PIEZOELÉTRICAS
Profº: Andre Luis Paschoal Nomes: Felipe Benatti Brugnerotto
...