Materiais Compósitos
Trabalho Universitário: Materiais Compósitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivigarcia.11 • 21/2/2014 • 223 Palavras (1 Páginas) • 373 Visualizações
1. Introdução
Define-se por compósito, ou material conjugado, todo aquele material que consiste em uma combinação de dois ou mais materiais distintos (geralmente metais ou ligas metálicas, polímeros e cerâmicas) com o objetivo de obter a melhor combinação de propriedades, baseada no princípio da ação combinada. A demanda de materiais desse tipo de material vem principalmente da necessidade de um conjunto de propriedades que não podem ser atendidas apenas por uma liga metálica, material cerâmico ou polímero, como rigidez, forte resistência a impactos e à corrosão e baixa densidade. Aplicações subaquáticas, aeroespaciais e de transporte são as mais comuns para o uso de materiais compósitos.
Existem alguns compósitos que são produzidos pela natureza, como por exemplo, a madeira, combinação da celulose (fibra que confere força e flexibilidade) com a lignina (que confere rigidez). Outro exemplo de compósitos naturais são os ossos, visto que combinam a dureza do mineral apatita com o colágeno, proteína que confere a flexibilidade.
A maioria dos compósitos é composta por duas fases, chamadas de matriz e fase dispersa. As propriedades de um material compósito são uma função das propriedades das fases constituintes, das quantidades relativas de cada fase, e da geometria da fase dispersa, que consiste na forma, tamanho, distribuição e orientação das partículas. Uma classificação possível para materiais compósitos consiste em 3 subdivisões:
• Compósitos reforçados por partículas
• Compósitos reforçados por fibras
• Compósitos estruturais
...