Materiais da construção
Por: Raivena matos • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Objetivo:
Através da metodologia do ensaio determinar a massa específica do agregado miúdo (areia) utilizando o frasco de Chapman.
Introdução:
Este relatório relata o experimento sobre a determinação da massa específica dos agregados miúdos, o qual de acordo com a norma a massa específica é a relação entre a massa do agregado seco em estufa com temperatura de 100 graus Celsius a 110 graus celsius, no entanto no nosso experimento o agregado miúdo estava a mais de cinco horas com temperatura mais elevada do que a da norma . Também de acordo com a norma agregado miúdo é areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT 4,8mm e ficam retidas na peneira ABNT 0,075mm, no entanto no nosso experimento só utilizamos apenas a peneira ABNT 4,8mm
Teoria:
AGREGADOS: Materiais granulosos, naturais ou artificiais, divididos em partículas de formatos e tamanhos mais ou menos uniformes, cuja função é atuar como material inerte nas argamassas e concretos aumentando o volume da mistura e reduzindo seu custo.
AGREGADOS MÚIDOS: 0,075mm < φ < 4,8mm.
EXEMPLO:
Pó de pedra, areia e siltes. Esses fragmentos passam na peneira com 4,8 mm de abertura.
MASSA ESPECÍFICA: Relação entre a massa do agregado seco em estufa até constância de massa e o volume igual do sólido.
Procedimentos:
Primeiro passo para realizar o experimento é pesar 500 g de areia que seguindo a norma DNER-ME194-98 deve estar seca em estufa. É necessário que essa areia passe pela peneiração (peneira de número 4,8).
O segundo passo é colocar 200 ml de água no frasco e adicionar com a ajuda de um funil as 500g de areia e esperar a mistura acontecer, resultando o volume do fraco em 391 cm³ (o volume de acordo com a norma é dado em cm³)
Resultados:
Este tipo de ensaio é feito para determinar o valor real do agregado, pois com a utilização de água dentro do frasco Chapman faz com que os espaços de ar existentes entre as partículas de areia sejam ocupados totalmente, foram obtidos os seguintes resultados considerando a norma técnica e as observações:
Leitura: 391 ml
Calcular a massa especifica do material, segundo a expressão:
Massa Específica (g/cm³) = [pic 2]
Leitura final – Lf = 391 g
Massa Específica = g/cm³[pic 3]
Conclusão:
Experimento realizado com sucesso, embora este método permita grande rapidez na obtenção do resultado, ele não oferece grande precisão. Contudo, seus resultados são perfeitamente aceitáveis na maioria das aplicações em tecnologia do concreto.
Disciplina: Materiais da Construção
Professor: Guilherme
Relatório II
Engenharia Civil 5° semestre
...