Materiais de Construção
Por: 121314151617s1 • 12/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 133 Visualizações
MATERIAIS E MÉTODOS
Massa Específica
Materiais
- Frasco de Chapman;
- Almofariz;
- 500 g de areia;
- Folha de sulfite;
- Calculadora
- Balança de precisão;
- Água;
- Becker;
[pic 1] [pic 2]
Tubo de Chapman e almofariz
Método
Para dar início ao experimento, e adiantar o andamento da aula, o professor responsável deixou montado na bancada uma vasilha de porcelana contendo 500 gramas de areia seca, o tubo de Chapman e um becker com agua.
Então coloca-se a água a te a marca do tubo, aproximadamente 200 cm³, então com o auxílio de um funil, improvisado com folha sulfite, e despejado vagarosamente a areia no tubo.
Com a mistura de agua e areia no Chapman, agita-se o mesmo para que não haja bolhas de ar. Após a mistura assentar mede-se o nível desta na marcação volumétrica do tubo.
Os resultado obtidos são anotados em uma tabela, juntamente com os dados do experimento, como o volume de água e massa de areia utilizada, então realizando cálculos descritos mais adiante neste relatório e encontra-se o valor da Massa Específica da areia.
Massa Unitária
Materiais
- Balança de precisão;
- Recipiente de 15 dm³ de medidas 316 mm x 316 mm de base 150 mm;
- Concha;
- Haste;
- Areia;
- Estufa;
[pic 3]
Caixa metálica e concha- ensaio de massa unitária.
Métodos
Para dar início ao experimento, é necessário secar o dobro de volume
da caixa metálica de areia de granulometria inferior a 4,8 mm. Também e necessário pesar o recipiente utilizado no ensaio para obter o valor de sua massa vazio.
Então com o auxílio de uma concha lança-se o agregado na caixa, a uma altura máxima de 12 cm de distância para que não haja segregação da areia, após preencher todo o espaço do recipiente usa-se uma haste para regularizar a superfície da amostra.
Com a caixa cheia pesa-se o conjunto para obter o valor da massa do recipiente cheio, após obter esse dado anta-se em uma tabela juntamente com os dados do experimento, como volume e massa do recipiente, então realizando cálculos descritos mais adiante neste relatório e encontra-se o valor da Massa unitária da areia.
Coeficiente de Vazios
Materiais
- Frasco de Chapman;
- Almofariz;
- 500 g de areia;
- Folha de sulfite;
- Calculadora
- Balança de precisão;
- Água;
- Becker;
[pic 4] [pic 5]
Tubo de Chapman e almofariz
Métodos
Para realizar este experimento foi utilizado os mesmo materiais do primeiro ensaio. Então para calcular os 400 cm³ de mistura foi necessário apenas adicionar mais 10 cm³ de agua, totalizando assim o valor necessário para a realização do experimento.
Com a mistura dentro do tudo agita-se o mesmo para que não haja bolhas de ar, então pesa-se o valor da massa da mistura, agua + areia.
Após obter o valor da massa da amostra, anota-o juntamente com os outros dados do ensaio, e utilizando o valor da massa especifica encontrado no primeiro experimento então realiza-se cálculos descritos mais adiante neste relatório e encontra-se o valor do coeficientes de vazios da areia.
Umidade Superficial
Materiais
- Frasco de Chapman;
- Almofariz;
- 500 g de areia;
- Folha de sulfite;
- Calculadora
- Balança de precisão;
- Água;
- Becker;
[pic 6] [pic 7]
Tubo de Chapman e almofariz
Métodos
Este ensaio foi realizado como uma continuação do terceiro ensaio, então para realiza-lo foi retira-se a agua que estava juntamente com a areia no tubo de Chapman, até obter aproximadamente o valor de 500 gramas de areia úmida.
Com a areia úmida dentro do tudo foi medido o volume de 200 cm³ de agua e despeja-se no mesmo, com muita dificuldade foi agita-se até que a mistura ficasse a mais homogenia possível, e para que também não haja bolhas de ar. Após a mistura assentar mede-se o nível desta na marcação volumétrica do tubo.
...