Materiais de Construção
Por: leovinipcs • 23/8/2016 • Artigo • 1.475 Palavras (6 Páginas) • 387 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
Junho/2016
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
Junho /2016
Sumário
- RESUMO................................................................................................. 4
- INTRODUÇÃO........................................................................................ 4
- ESPECIFICAÇÃO DO PROJETO ......................................................... 5
- DESENVOLVIMENTO ........................................................................... 6
4.1..................................................................................... 6
4.2..................................................................................... 6
4.3..................................................................................... 7
4.4..................................................................................... 7
4.5..................................................................................... 7
5. Custos........................................................................................................ 8
1.RESUMO
O concreto de alto desempenho cada vez mais tem sido procurado no mercado da construção civil. Esta procura se explica pelos inúmeros benefícios que este material pode proporcionar. Sabe-se que muitos são os trabalhos realizados à fim de esgotar as dúvidas sobre o teor ótimo de aditivo, relação água/cimento, consumo de cimento e agregados, que proporcionarão trabalhabilidade adequada ao concreto fresco e excelentes propriedades ao concreto endurecido. No Brasil ainda são poucas as aplicações práticas do CAD e os métodos de dosagem ainda não são plenamente dominados. O objetivo principal desse trabalho foi atingir uma resistência de 45mPA e o abatimento de 8 a 12 cm.
2. INTRODUÇÃO
Até a década de 80, o principal critério para avaliação de um concreto, que se presumia-se de bom desempenho era a resistência à compressão MEHTA & AITCIN(1999). Em virtude das inúmeras manifestações patológicas que vêm ocorrendo nas construções civis atuais, houve necessidade de uma revisão profunda nos conceitos de durabilidade e desempenho dos materiais usados nestas construções. Hoje em dia, sabe-se que desempenho e durabilidade são fatores básicos para que se passa afirmar que um material tem ou não qualidade. Esses fatores são ligados entre si, pois pode-se dizer que o desempenho do material significa seu comportamento em uso e durabilidade de um material diz respeito à conservação do desempenho deste ao longo de sua vida útil. Geralmente associa-se concreto de alto desempenho a concreto de alta resistência. Porém, isso não se aplica a todos os casos. O concreto de alto desempenho, segundo padrões normativos brasileiros , entende-se que deve ter no mínimo 50MPa de resistência a compressão e demais propriedades exigidas pela obra, de acordo com os fins aos quais a obra se destina. Deve-se pensar primeiramente em durabilidade e posteriormente em alta resistência, principalmente quando a estrutura está inserida em ambientes agressivos. É consenso dentre muitos pesquisadores de CAD que o principal fator que determina ao concreto o alto desempenho é o emprego de uma boa relação a/c.
3. Especificações do projeto:
O concreto foi produzido para ter uma resistência mecânica à compressão axial (Fck) ≥ 45 MPa, aos 7 dias de moldado. Utilizamos o cimento CP V ARI RS, a areia vinda do Rio Paraguaçu na região da Chapada Diamantina e a pedra britada de 12,5mm. O aditivo utilizado foi o Adiment Premium que é um retardador de pega, incorporador de ar e redutor de água de ampla ação (Superfluidificante), além da água potável.
Nas condições de projeto foi determinada uma dimensão dos pilares sendo ≥ 40 cm para uma atmosfera marítima.
Para fazermos a mistura foi pedida uma betoneira de eixo vertical e contra corrente, além de um transporte por bombeamento. O lançamento é convencional e o adensamento mecânico.
O Teste da massa específica da Brita e areia é regulamentado pela NBR 9776, já a do cimento é regulamentada pela NBR 6474 /2001 e a NM 23.
Material | Massa Específica |
Brita | 2,87 Kg/m³ |
Areia | 2,65Kg/m³ |
Cimento | 3,16 Kg/m³ |
Tabela 1
4. Desenvolvimento
Após pesquisa em livros e sites especializados, foi seguido o método de dosagem apresentado no livro Concreto de alto desempenho do autor Pierre-Claude Aitcin. Esse método segue a mesma abordagem da Norma ACI 211-1.
Seguindo a seguinte ordem de escolha das características
4.1- Relação água/aglomerante
4.2- teor de água
4.3-dosagem de superplastificante
4.4- teor de agregado graúdo
4.5- teor de ar incorporado (valor adotado)
4.1- Relação água/ aglomerante
A relação água aglomerante escolhida para a execução do traço foi de 0,33; devido a resistência requerida de 45 MPa aos 7 dias
4.2- Teor de água
O teor de água é uma das partes mais delicadas de se escolher na hora de experimentar o traço, pois precisa ter água suficiente para hidratar seu concreto e ao mesmo tempo não ser muito alto, pois inevitavelmente a quantidade de cimento é influenciada pela quantidade de água devido ao Fa/c. Devido à trabalhabilidade requerida para o projeto, o abatimento desse concreto deveria se adequar.
...