Materiais de construção Relatorio Madeira
Por: Vitor Miranda • 7/12/2016 • Relatório de pesquisa • 390 Palavras (2 Páginas) • 1.120 Visualizações
[pic 1] | Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Departamento Acadêmico de Construção Civil- DACOC Engenharia Civil | [pic 2] |
Vitor Miranda Bueno
Rafael Tenca de Oliveira
Matheus Henrique da Silva
RELATÓRIO DE MADEIRAS
CURITIBA
2016
- INTRODUÇÃO
Este trabalho visa abordar o acompanhamento da quarta prática da
disciplina materiais de construção, referente ao estudo das características
físicas da madeira em diferentes situações de umidade.
- OBJETIVO
A quarta atividade avaliativa de laboratório tem como objetivo ensinar aos alunos a identificar algumas propriedades físicas da madeira, tais como:
massa específica de acordo com a umidade, retratibilidade e resistência mecânica.
- METODOLOGIA
Com os corpos de prova de madeira, foi tirado as dimensões de cada um, massa com umidade natural. Metade dos corpos de prova foram levados para a estufa por 24 horas e medido o as dimensões novamente para então ser imerso na água também por 24 horas. Com todos esses resultados, foi possível obter a massa especifica de cada corpo de prova.
Após obter o necessário os corpos de prova foram separados em 2 grupos, sendo eles metade saturados e metade secos, para diferentes tipos de compressão: ensaio de compressão paralelo e o ensaio de compressão normal.
Em um novo grupo de amostras o ensaio foi realizado com a utilização de pregos fixados de maneira radial, axial e tangente às fibras da madeira. Após a fixação dos pregos e devidamente medidos, os corpos de prova foram enviados para a estufa até a constância de massa. Após o procedimento foi medido novamente as dimensões e a distância entre os pregos para calcular a retratibilidade.
- RESULTADOS
TENCA FAZER OS RESULTADOS E ADICIONAR A METODOLOGIA DA FLEXAO
[pic 3] [pic 4] [pic 5]
[pic 6] [pic 7][pic 8] [pic 9]
- CONCLUSÕES
Com a realização dos ensaios podemos concluir que os corpos que se encontravam saturados, resistiram muito menos que os corpos que se encontravam completamente secos e também pudemos observar que ao medir a resistência dos corpos, quando colocado na compressão paralela a madeira possui uma resistência maior.
...