Materiais e métodos para ensaio metalográfico
Abstract: Materiais e métodos para ensaio metalográfico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ififo • 17/6/2013 • Abstract • 722 Palavras (3 Páginas) • 581 Visualizações
O Ti6Al4V é ideal para construção das paletas, pois é altamente resistente a corrosões, além de maleáveis, leves e resistentes. Para detalhar experimentalmente a configuração interna do Ti6Al4V na sua forma de paletas de turbina, foi feito um mapeamento metalográfico para relacionar a estrutura do material com suas propriedades físicas.
3. MATERIAIS E MÉTODOS PARA ENSAIO METALOGRÁFICO
3.1 Procedimentos para análise microestrutural por Microscopia Metalográfica
O material utilizado no presente artigo foi liga de Ti6Al4V. Sendo utilizada para o procedimento uma paleta de turbina (Fig. 4) que possui forma helicoidal de 25 mm de comprimento x 2,5 mm de espessura.
O preparo da amostra foi realizado seguindo-se a etapa de corte com a máquina de usinagem por eletroerosão de penetração. Onde a peça foi submergida em um fluido dielétrico utilizando um eletrodo de liga de cobre e tungstênio (Fig. 5). O corte deu-se em um período de 35 minutos.
Fig. 4 - Paleta de turbina composta por Ti6Al4V Fig. 5 - Corte realizado por eletroerosão
ENGEMAC EDM 440 NC com potência de
6,5 kVA
Após o corte a amostra passa por um processo denominado embutimento, que tem a função de base de apoio para manuseio da peça.
Posteriormente lixada, utilizou-se lixas de carbeto de silício (SiC) com granulometrias: 280m, 320m, 400m, 500m, 600m e 1200m. Em seguida as amostras foram submetidas ao polimento com pasta de diamante (na sequência: 9m, 3m e 1m). A cada mudança de prática da granulometria, a amostra foi lavada e secada para que não existisse contaminação no plano de polimento.
Na revelação da estrutura da amostra de Ti6Al4V foi realizado ataque químico, utilizando-se a mistura de 10 mL de ácido nítrico (HNO3) e 5 mL de acido fluorídrico (HF).O ácido nítrico foi adicionado para remover as manchas produzidas pelo acido fluorídrico (HF). O ensaio de exposição da superfície da amostra, para o ataque químico foi realizado variando-se o tempo de exposição entre 120s a 180s.
Sendo utilizado para a realização da análise o Microscópio metalográfico da marca Metallux II e câmera Leica.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na análise da superfície da amostra por microscopia, pode-se notar o aparecimento de duas fases, comprovando a microestrutura presente nesta liga, sendo uma mistura de + - fase (mais clara) e uma fase (mais escura) distribuída finamente ao longo da peça. Esta distribuição se deve ao fato desta liga passar por um processo de solubilização e envelhecimento, no qual a matriz β é parcialmente dissolvida e transformada em α, e o restante da fase β permanece finamente distribuído na forma de precipitado. A fig 6 comprova uma liga de Ti6Al4V após um tratamento de solubilização
...