Materiais metálicos que constituem um avião
Por: andredelforno1 • 21/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.282 Palavras (6 Páginas) • 145 Visualizações
Materiais Metálicos
(André Delforno; Daniel Zampieri; Dennys Luis; Gianni Torriceli; Luis Gustavo; Marcelo Moretto)
Universidade São Francisco; Av. Senador Lacerda Franco, Nº360 centro Itatiba/SP
Resumo ⎯ O presente trabalho é subordinado ao tema “Materiais metálicos que constituem um avião”, tema o qual foi decidido abordar os três materiais metalicos mais usados atualmente. Com este trabalho pretende-se conhecer alguns dos diferentes materiais empregados em uma aeronave, bem como a necessidade do uso de cada um. Outro objetivo deste trabalho passa por analisar as perspectivas futuras, visando as principais transformações e alterações aos níveis referidos.
I. Introdução
O avião é um meio de transporte extremamente usado nos dias de hoje, tanto para locomoção de pessoas como para o transporte de cargas. Como é muito usado, está em constante mudança para que cada vez seja mais eficiente e em certas ocasiões mais confortável, e é com essa inovação constante que procura-se materiais mais adequados a essas mudanças. Entre os principais materiais estão os metálicos, que por possuirem uma boa resistência são muitos usados na construção de aeronaves.
II. Metodologia
O metal pode ser defenido como uma substância química elementar com boa condutibilidade térmica e eléctrica, podendo ser opaca ou lustrosa (reflectora de luz), quando devidamente polida. Possui ainda a propriedade de ser dúctil e plastica e é geralmente um material mais pesado que os outros.Os metais são subdivididos em dois grandes grupos que são:os metais ferrosos e metais não ferrosos.
Os metais ferrosos são todos aqueles que contêm ferro (Fe) na sua constituição. Os metais ferrosos pode conter pequenas quantidades de outros elementos, como carbono ou níquel, em uma proporção específica, que são adicionados para alcançar as propriedades desejadas.Os mais importantes são o aço: material tenaz, de excelentes propriedades e de fácil trabalho e o ferro fundido: material amplamente empregado na construção mecânica; pode substituir o aço em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem, embora não possua resistência igual. Como esses materiais são fáceis de serem trabalhados, com eles é construída a maior parte de máquinas, ferramentas, estruturas, bem como instalações que necessitam materiais de grande resistência.Todos os metais ferrosos são geralmente magnéticos e têm alta resistência àtração.
Os metais não ferrosos são todos os metais, com exceção do ferro, empregados na construção mecânica (cobre; estanho; zinco; chumbo; platina; alumínio; magnésio; titânio). Possuem os mais diversos empregos, pois podem substituir materiais ferrosos em várias aplicações e nem sempre podem ser substituídos pelos ferrosos. Esses metais são utilizados geralmente isolados ou em forma de ligas metálicas, algumas delas são amplamente empregadas na construção de máquinas, automóveis, tratamento galvânicos de superfície de materiais, componentes elétricos, construções aeronáuticas e navais.
Aço- É uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe(ferro), 0,5 a 1,7% de C(carbono) e traços de Si(Silício), S(Enxofre) e P(fósforo). O aço é amplamente empregado na fabricação aeronáutica, tendo como uso nos parafusos, porcas, chapas e no motor também.
Na aviação os parafusos são fabricados em aço resistente à corrosão, com banho de cádmio ou de zinco ou também ser somente resistente à corrosão. A maioria dos parafusos usados em aeronaves pode seguir dois padrões que são o An(Air Force-Navy) ou NAS(National Aircraft Standard), com encaixe na cabeça para ferramenta. Os parafusos An são encontrados em três estilos de cabeça: hexagonal, com encaixe na cabeça para ferramenta e com cabeça escariada. Os parafusos de cabeça hexagonal, geralmente são feitos com ligas de aço e são usados em estruturas, e em aplicações gerais, que envolvam cargas de tensão e de cisalhamento. Já os parafusos com encaixe na cabeça para adaptação de chave são fabricados com um aço de alta resistencia, e como os parafusos de cabeça hexagonal os parafusos com encaixe na cabeça são usados em locais onde se exige esforços de tensão e cisalhamento. Outro parafuso muito usado é o de olhal que é um tipo de parafuso especial usado onde cargas de tensão são aplicadas, ele tem por finalidade permitir a fixação de peças, como o garfo de esticador. Para identificação desses tipos de parafusos, os parafusos do tipo AN possuem um padrão que é marcado na cabeça por com riscos em relevo ou um asterisco, o de aço resistente a corrosão é indicado por um único risco.
Outros objetos que são feitos de aço e compõem um aviao são as porcas, que na aviação são feitas em diversos formatos e tamanhos. Elas são fabricadas com aço carbono banhado em cádmio, aço inoxidavel ou liga de aluminioanodizado. Diferentemente do parafuso, a porca não possui marcas para sua identificação assim elas são identificadas por sua caracteristicas. As porcas que são usadas na aviação podem ser classificadas em dois grandes grupos que são: comuns e autofreno, ambos os tipos podem ser produzidos com aço, porém somente a porca autofeno é produzida com aço inxidavel.
...