Mecanica dos fluidos
Por: Dener Pereira • 1/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 323 Visualizações
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET[pic 1]
Campus São José do Rio Preto – JK
MECÂNICA DOS FLUIDOS
(LABORATÓRIO – QUINZENAL, T1)
Perda de carga localizada na placa de orifício
09 de abril de 2015
SUMÁRIO
I – OBJETIVOS -------------------------------------------------------------------------------- 03
II – INTRODUÇÃO TEÓRICA ------------------------------------------------------------- 04
III - PARTE EXPERIMENTAL -------------------------------------------------------------- 04
IV – RESULTADOS EXPERIMENTAIS ------------------------------------------------- 05
V – DISCUSSÃO / CONCLUSÃO -------------------------------------------------------- 05
VI – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ----------------------------------------------------05
I – OBJETIVOS
Objetivo desse experimento é realizar, através de piezômetros pressurizados, medidas de perdas de cargas através de uma placa de orifício em um determinado trecho de uma tubulação horizontal, impondo variações bruscas ao diâmetro de tal tubulação.
II – INTRODUÇÃO
O escoamento em dutos é estudo de grande importância, pois dutos são responsáveis pelo transporte de fluídos desde os primórdios da civilização.
Do ponto de vista da Mecânica dos Fluídos, o tema central de interesse são as características do escoamento dos fluídos no interior de dutos e, devido à sua importância, o cálculo da perda de carga na placa de orificio, pois dela depende o projeto e dimensionamento das instalações de transporte de fluídos.
Placa de orifício: Este é um dos meios mais usados para medição de fluxos. Dados de entidades da área de instrumentação mostram que, nos Estados Unidos, cerca de 50% dos medidores de vazão usados pelas indústrias são desse tipo.
Certamente as razões para tal participação devem ser as vantagens que apresenta: simplicidade, custo relativamente baixo, ausência de partes móveis, pouca manutenção, aplicação para muitos tipos de fluido, instrumentação externa, etc. Desvantagens também existem: provoca considerável perda de carga no fluxo, a faixa de medição é restrita, desgaste da placa, etc.
III – PARTE EXPERIMENTAL
Primeiramente, deve-se tomar as medidas entre os piezômetros pressurizados, que terão a função de medir a pressão em cada seção do duto de escoamento. Toma-se, também, nota da posição da singularidade na tubulação. Liga-se o conjunto motor-bomba e abre-se gradualmente o registro, anteriormente fechado, até que se obtenha a vazão máxima.
Deve-se, então, tomar nota da medida do piezômetro presente. Para a determinação da vazão (máxima) do fluido, mede-se várias vezes para obter-se um resultado mais próximo.
[pic 2]
IV – RESULTADOS EXPERIMENTAISɸ tubulação 5/4’’
ɸ placa ½’’
K= 1
Placa de Orifício e Tubo de Venturi
Antes da Placa Depois da Placa
Baixa Pressão: 79cm (atm) Baixa Pressão: 79cm (atm)
...