Mecânica dos fluidos
Por: luispaulorocha • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 306 Visualizações
Sumario
Objetivo 02
1 Introdução 03
2 Metodologia 04
3 Fabricação passo a passo 04,05
Objetivo
Temos como objetivo único deste relatório, usar os conhecimentos estudados ao longo do curso de engenharia mecânica, para o desenvolvimento de um projeto onde podemos fazer aplicação das técnicas aprendidas em sala de aula e em laboratórios, para a fabricação de um braço hidráulico de cano de pvc.
1 Introdução
Muitos líquidos podem ser considerados incompressíveis, logo apresentam forças reativas às forças de compressão através de variações imperceptíveis no espaçamento entre suas moléculas. A força de compressão a que nos referimos relaciona-se à pressão sofrida pelo líquido que é dada pela fórmula geral p=∆F/∆A, onde p é a pressão, ∆F é a variação da força aplicada no sistema e ∆A é a superfície de interesse. Em 1652, o físico e matemático francês
Blaise Pascal (1623-1662) (Fig.1), propôs que: “A pressão aplicada a um fluido enclausurado é transmitida sem atenuação a cada parte do fluido e para as paredes do reservatório que o contém.” Ou seja, se aumentarmos a pressão em um ponto do fluido, esta será sentida em todo e qualquer ponto com a mesma intensidade. Nosso projeto visa a aplicação do Principio de Pascal, do mesmo modo que este atua em uma elevador de carros (Fig.2),entretanto de modo a abordar temas poucos usuais como a movimentação de um braço robótico tal qual os utilizados em linhas de montagem industriais.
[pic 2][pic 3]
2 Metodologia
Mediante o uso de materiais de baixo custo como seringas, pedaços de madeira, tubulação PVC e uma dobradiça, facilmente desenvolvemos nosso braço hidráulico. Para sua confecção bastou a montagem de uma base, também de madeira, sobre a qual encontramos uma tampa autolavável, componente responsável pela rotação do aparelho. Usamos um sistema de tubulação para transmissão da pressão do fluido (água corada por azul de metileno) e um pequeno gancho para avaliação da capacidade de tração. Desenvolvemos de modo análogo, um centro de comando pelo qual um operador controla todas as operações
3 Fabricação passo a passo
Passo 1
Faça o furo no centro de uma tábua na posição do eixo de suporte do braço e passe um segmento de barra rosqueada nas medida de M10x1,5 de aproximadamente 60mm de comprimento . Com porcas e arruelas no interior de três rolamentos sobrepostos, e com o auxílio de uma chama, encaixe os rolamento no interior do cano de PVC.
Passo 2
Com os segmentos de barra rosqueada de 110mm, utilizando porcas e arruelas, fixe os segmentos de cano previamente furados.
Passo 3
Preparo das seringas: perfure o êmbolo em quatro pontos; perfure o suporte da seringa em dois pontos. Utilize para isso um pedaço de arame aquecido com a chama segurando a seringa com um alicate. Montando o sistema hidráulico: conecte a seringa sem seu respectivo êmbolo ao equipo soro preenchendo ambas com água e evitando a presença de bolhas de ar Após o preenchimento, conecte o êmbolo à seringa e na outra extremidade conecte a outra seringa completamente comprimida. É interessante cortar a mangueira do equipossoro no tamanho aproximado do comando, não esquecendo que o braço terá que girar. Logo é importante deixar uma pequena sobra que permita esse movimento de rotação.
...