Mecânica dos solos
Por: renan_lima4 • 12/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 923 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
[pic 1]
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
ENGENHARIA CIVIL
MECÂNICA DOS SOLOS I
LL, LP E IP
Docente: MARIA APARECIDA
Discentes: LINCOHN EDUARDO DE OLIVEIRA
RENAN ROBERTO DE LIMA
CUIABÁ
INTRODUÇÃO
Na aula de Mecânica dos solos, realizada no dia 26/03/2015, fizemos ensaios no laboratório de solos com o objetivo de a partir dos mesmos realizados conhecer os valores de Limite de Plasticidade (LL) e Limite de Liquidez (LP) e com isso determinar o Índice de Plasticidade (IP) do solo estudado, que era um solo de tipo argiloso, advindo de rochas metamórficas, da estrada da Guia.
OBJETIVO
Após os estudos realizados em laboratório podemos notar as principais características do solo estudado e podendo aferir a sua utilidade na construção civil, se pode ser ou não utilizado em nossas construções, verificar as suas utilidades no dia a dia também e para que fim pode servir, já que essa é uma das principais metas da matéria.
MATERIAIS E MÉTODOS
LIMITE DE LIQUIDEZ (LL) - APARELHO DE CASA GRANDE
O teor de umidade (LL) indica a passagem do estado plástico para o estado líquido. Relacionasse com a capacidade do solo em absorver água.
Materiais:
Aparelho de Casa Grande.
1 Cinzel para solos finos.
1 Cinzel para areias.
4 Cápsulas de alumínio para armazenar o solo saturado.
3 Espátulas.
1 Pipeta de 10ml.
1 psifeta de 250ml.
1 Proveta de 10ml.
Cadin de silicone ou porcelana.
Solo (metamórfico).
Balança de precisão.
Estufa.
Método:
Colocar inicialmente 100g de solo e acrecentar gradativamente a agua com axilio de pipeta até q atinja a umidade ideal para o ensaio, para o solo em questão utilizamos 25ml de agua e misturar a com o solo, sovando a massa para que fique homogenia e consistente. Após esse processo preencher a ebolit do aparelho de casa grande com a massa de solo e agua, de forma que prença em forma de meia lua e sua superficie fique lisa assentar a mistura em forma de meia lua o aparelho de casa grande. Fazer um corte com o cinzel para solos finos no centro com o intuito de dividir a massa em duas fáces. Logo apos iniciar o ensaio no aparelho de casa grande rodando a manivela de forma uniforme e continua até fechar o talude formado com o corte do cinzel, quando o talude se fechar no fundo do corte em um pouco mais de um dedo do começo da ebonite retirasse uma pequena amostra do material e armazenasse a mesma numa cápsula já pesada e tarada que será pesada com a amostra levada a estufa, o resto do solo deve voltar para o cadin e ser acrensentado mais agua e depois refazer o ensaio no aparelho casa grande refazer o mesmo processo por quatro vezes. Com as quatro amostras em suas devidas capsulas fechadas e numeradas devese pessar e levas a estufa de 105ºC a 110ºC por 24 horas, depois devese pesar a amostra seca por 24 horas, logo apapos jogar os dados na tabela em anexo para dederminação do LL.
LIMITE DE PLASTICIDADE (LP)
O Limite de plasticidade (LP) é o teor de umidade abaixo do qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-sólido, ou seja ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradiço. Deve-se observar que esta mudança de estado ocorre nos solos de forma gradual, em função da variação da umidade, portanto a determinação do limite de plasticidade precisa ser arbitrado, o que não diminui seu valor uma vez que os resultados são índices comparativos.
MATERIAIS
1 Placa de Vidro esmerilhada 30x30cm.
...