Meio Ambiente, Segurança, Higiene e Medicina no Trabalho
Por: Rodrigo Spinelli • 11/1/2021 • Resenha • 452 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
O processo de globalização traz uma complexidade maior para o mercado de trabalho, as empresas (e os empregados) são pressionados cada vez mais por uma dinâmica global que exige a criação de novas técnicas, novos processos e novas tecnologias de produção. Tangente a isso, existe um acréscimo de considerável de conceitos aplicados a segurança do trabalhador, ao meio ambiente e o desenvolvimento das cidades.
A ausência de funcionários, nos canteiros de obra, se tornou um problema grave para as empresas e seu corpo gerencial. O que se torna um assunto complexo sob a ótica das empresas, das agências fiscalizadoras e principalmente do trabalhador.
Os indicadores de ausência mostram, na maioria das vezes, a existência de problemas relacionados às condições de saúde do trabalhador, a falta de condições de higiene e segurança no trabalho e, ainda, o descontentamento do trabalhador com as condições de trabalho. (Adaptado de Januário el tal 2018).
Segundo Santos (2020) apud Neto (2005) a construção civil é uma atividade econômica com efeitos nocivos ao meio ambiente por contribuir para o esgotamento dos recursos naturais, consumir energia, poluir o ar, o solo e a água, e produzir resíduos.
É necessário investigar a motivação disto. Como responsável pelo gerenciamento, é premente que seja elaborado uma cartilha para a quantificação disto. As variáveis utilizadas devem levar em consideração os aspectos de saúde e segurança (laboral), canteiro e gestão de resíduos.
Após isto, serão estabelecidos os indicadores de absenteísmo e da gestão dos resíduos. Nota-se que a variável “Canteiro” converge entre as outras duas. Uma vez que ela é necessária para estabelecer e entender a capacidade analítica dos trabalhadores.
Com isto, será possível tomar atitudes qualitativas que melhorem o ambiente. Além da grande ajuda na investigação de enfermidades e necessidades dos trabalhadores, o que pode indicar quais decisões sejam tomadas para a melhoria do ambiente e consequentemente um melhor controle das ausências, saúde, higiene e segurança no local. Consequentemente o aumento da execução nas frentes de serviço.
É importante salientar que os resultados obtidos pesquisa podem não refletir a real situação da empresa, já que se trata de uma única empresa, sujeita a apresentar especificidades e peculiaridades que a divergem das demais. Para se obter um diagnóstico mais preciso, seria necessário a investigação mais complexa com um número maior de variáveis.
Referências Bibliográficas
JANUÁRIO, M. E. S.; João Henrique Pereira LOYOLLA, J. H. P.; Cruz, I. R. D.; Prevalência do Absenteísmo Entre os Trabalhadores de Uma Empresa da Indústria da Construção Civil. Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP. 2018.
MERLOTTI, N. S. Auditoria de Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Civil. DEMEC–UFRGS. 2013.
SANTOS, D. V.; CABRAL, A. E. B. Análise Técnica da Reciclagem de Resíduos de Construção em Canteiro de Obras. TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS – SCIELO. 2020.
...