Memorial Descritivo De Projeto De Redes
Pesquisas Acadêmicas: Memorial Descritivo De Projeto De Redes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: macalencar • 4/2/2015 • 2.220 Palavras (9 Páginas) • 1.775 Visualizações
C E N T R O U N I V E R S I T Á R I O D O N O R T E
Infra-Estrutura de Redes de Computadores
Memorial Descritivo para instalação de rede de cabeamento estruturado
Manaus - AM
2014
MÁRCIO ALENCAR
EDERSON REIS
Infra-Estrutura de Redes de Computadores
Memorial Descritivo para instalação de rede de cabeamento estruturado
Manaus - AM
2014
Sumário
1. RESUMO DO PROJETO 4
2. OBJETIVOS DO PROJETO 4
3. ESCOPO DO PROJETO 4
4. PROJETO DE REDE COM CABEAMENTO ESTRUTURADO 4
4.1. DEFINIÇÕES E CONCEITOS ADOTADOS 4
4.2. TOPOLOGIA FÍSICA E LÓGICA 5
4.2.1. TOPOLOGIA FÍSICA 5
4.2.2. TOPOLOGIA LÓGICA 6
5. NORMAS E PADRÕES TECNOLOGICOS A SEREM UTILIZADOS. 6
6. DISPOSIÇÃO ORGANIZACIONAL 7
7. AMBIENTE DE REDE LOCAL 7
8. DIAGRAMA DE LOCALIZAÇÃO, CABEAMENTO E OCUPAÇÃO 9
9. SUBSISTEMA DE CABEAMENTO DE BACKBONE. 9
10. DISTRIBUIÇÃO, LOCALIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DAS SALAS DE TELECOMUNICAÇÃO 9
11. SUBSISTEMA DE ESTAÇÕES DE TRABALHO E CABEAMENTO HORIZONTAL 10
11.2. PAVIMENTO 01 - ADMINISTRATIVO 11
11.3 PAVIMENTO 02 A 05 – SALAS DE AULA 12
11.4 PAVIMENTO 06 – AUDITORIO 02 12
12. TABELA DE LOCALIZAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E STATUS DE CADA PONTO 13
13. PREVISÃO DE CUSTOS 15
13.1. CUSTO DE EQUIPAMENTOS 15
13.3. CUSTOS DE MÃO DE OBRA 15
13.4. CUSTOS TOTAL 16
14. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 16
ANEXO I. PLANTA BAIXA PAVIMENTO 00
ANEXO II. PLANTA BAIXA PAVIMENTO 01
ANEXO III. PLANTA BAIXA PAVIMENTO 02 A 05
ANEXO IV. PLANTA BAIXA PAVIMENTO 06
ANEXO V. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ANEXO VI. CABEAMENTO DE BACKBONE
1. RESUMO DO PROJETO
O presente memorial apresenta o projeto de Cabeamento Estruturado relativos à obra da nova unidade da Instituição Fictícia de Ensino Superior de Estudos Sociais – iFESES, possibilitando a informatização dos setores, salas e ambientes diversos em cada pavimento do prédio.
2. OBJETIVOS DO PROJETO
Tem como objetivo estabelecer condições e características técnicas para execução dos serviços de instalação do cabeamento estruturado, a fim de facilitar as ferramentas para a informatização das salas de aulas, auditórios, salas administrativas e possibilitar o monitoramento de áreas de circulação. Ressalta-se que este projeto visa atender às necessidades atuais e futuras pelos próximos 20 anos, possibilitando expansões de pontos e equipamentos.
3. ESCOPO DO PROJETO
Este projeto visa agregar padrões às obras da nova unidade da iFESES necessários para a instalação correta de cabeamentos por onde trafegarão dados, voz e vídeos. Estes padrões possibilitarão a informatização dos serviços em todos os setores da instituição.
4. PROJETO DE REDE COM CABEAMENTO ESTRUTURADO
4.1. DEFINIÇÕES E CONCEITOS ADOTADOS
a) Área de trabalho: Área interna de uma edificação que possui os pontos de telecomunicação e onde estão os equipamentos.
b) Cabeamento horizontal: Cabeamento responsável em conectar a área de trabalho com a sala de telecomunicação em cada pavimento.
c) Sala de telecomunicação: Área que centraliza o cabeamento horizontal possibilitando a gerência dos pontos em cada pavimento do edifício.
d) Ativos: Equipamentos de rede que possibilitam o tráfego de informação necessitam de energia elétrica para tal, como switches, roteadores, rádios.
e) Path Panel: Têm a finalidade de prover e flexibilizar conexões de forma eficiente e segura do ponto de vista elétrico, mecânico e óptico e atender os critérios de transmissão e velocidade para o qual foi dimensionado.
f) Path Cords: Pode se dividir em: 1) Patch Cord (cordão de conexão ou cordão de manobras), que são cabos flexíveis para interligar portas do Patch Panel Geral com portas do Patch Panel de interconexão (ao qual é conectado, por trás, às portas do respectivo elemento ativo) ou para interligar portas do Patch Panel Geral às portas do elemento ativo do respectivo sistema e 2) Line Cords (cordão de linha) que também são cabos flexíveis para interligar as tomadas fêmeas que se encontram na extremidade do cabeamento horizontal (nos PTs) até a estação de trabalho (Computador ou outro equipamento de acesso, como câmera, aparelho telefônico, sensor, etc.).
g) Passivos: Equipamentos não conectados à rede elétrica que auxiliam na manutenção das instalações de telecomunicações como Patch Panel e Patch Cords
h) Cabeamento Horizontal: Cabeamento responsável em conectar os ativos de todas as salas de telecomunicações e conduzi-los às salas de equipamentos através de um meio.
i) DIO: Distribuidor Interno Óptico: Equipamento responsável
...