Metodologia do trabalho cientifico
Por: leandrorissi • 23/3/2016 • Relatório de pesquisa • 383 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
A Idade Antiga (4000 a.C. a 476 d.C.)
observação dos fenômenos da natureza e o céu.
Terra era plana e flutuava no ar, e os planetas eram como “rodas de fogo”, que giravam em torno da Terra .
(pensamento heliocentrio )
Tales de Mileto, Anaximandro,Heráclito, Pitágoras, Parmênides e Demócrito.
O homem se preocupou em marcar o tempo, com isso criou o primeiro relógio de Sol (Gnômom), calendário maia e meios de irrigacao.
A Idade Média (séc. IV d.C.)
Retrocesso da ciência, conhecimento de maneira religiosa (os fenômenos da natureza estavam condicionados à vontade de Deus ).
Mundo teocentrico.
Santo Agostinho (354-430) e São Tomás de Aquino(1226-1274).
Criacao do relogio mecanico, criacao das universidades, criacao dos numerais indo arábicos e a utilizacao da bussola.
A Idade Moderna (séc. XV e XVI)
O mundo deixou de ser sagrado e tornou-se um objeto de uso (de pesquisa). Desenvolvimento da lei da gravitação universal. ciência estava mais interessada em explicar o como das coisas do que o seu porquê. Na idade moderna, a ciência separa-se da filosofia e desenvolve-se uma visão mecanicista do universo. A natureza passa a ser vista como um artefato técnico, uma máquina, sendo o seu conhecimento acessível ao homem.
O conhecimento científico é tido como o único verdadeiro (mito da cientificidade). O desenvolvimento da ciência e da técnica são os únicos que poderão conduzir a humanidade a um estado superior de perfeição (mito do progresso). A resolução dos problemas da humanidade passa a ser de responsabilidade dos detentores do conhecimento técnico e científico (mito da tecnocracia).
Utilização do telescópio .
Galileu Galilei , René Descartes, issac newton.
Idade Contemporânea (século XX)
A ciência dá respostas definitivas às nossas perguntas, amplia o conhecimento humano, e que tal conhecimento pudesse ser aplicado na satisfação de necessidades concretas do homem. A ciência foi conquistando cada vez mais adeptos, tornando-se objeto de uma confiança ilimitada. Surge o cientismo.
As ciências da natureza conheceram desenvolvimentos sem precedentes.Com espírito crítico e não dogmático, os cientistas continuavam a procurar responder a mais e mais perguntas, gerais, fundamentais e exatas. E a resposta a essas perguntas conduziu a desenvolvimentos científicos que mostraram os limites de algumas leis e princípios antes tomados como verdadeiros.
A locomotiva a vapor, o automóvel, Os barcos a vapor os avioes, A lâmpada elétrica, os meios de comunicaçao, Aprimoramentos industriais e o armamento bélico.
...