TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Michel Pontes

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

3 - Compare as soluções em tubulões a ar comprimido, mistos e mecanizados.                                                                                                             R. os tubulões a ar comprimido mista ou mecanizadas, são utilizadas quando se deseja executar tubulões em solo onde haja agua e não seja possivel o seu engastamento devido ao perigo de desmoronamento das paredes da escavação. Nestes tipos de tubulão, a pressão maxima de ar comprimido empregada é de 3,4 atm,  razao pela qual estes tuboloes tem sua profundidade limitada a aproximadameto 30 m abaixo do nivel d' agua.

4 - Em quais casos seria conveniente a aplicação de fundação em caixão?                                                                                                                  R. Caixões são estruturas de seção retangular e em geral de volume muito maiores que os tubulões são mais utilizados para casos de solos muito compressíveis e fundações flutuantes, são apontados como melhor solução para a fundação.

9 - Quais as vantagens e desvantagens dos elastômeros armados?      R. As vantagens são: Ciclos de produção mais curtos; Eliminação de desperdícios; Gastos energéticos mais baixos; Menor número de peças defeituosas; Maior flexibilidade no projecto; Condições de processamento mais amplas; Praticamente não apresenta creep; Peças 100% recicláveis.  Melhor resistência a baixas temperaturas; Melhor resistência ao impacto; Peças menos ruidosas; Peças macias ao tacto; Projeto de peças de variada dureza. As desvantagens são: Limitada resistência aos óleos e ao calor; Tensão de rotura mais baixa; Custos do polímero eventualmente mais elevados; Especificações de propriedades sem margem de manobra. Custos do polímero eventualmente mais elevados; Tensão de rotura mais baixa.

 7 - Quando se aconselha a utilização de aparelhos de apoios metálicos ou em "panela"?

As estruturas foram sendo projetadas para vãos cada vez maiores, e em face dos grandes problemas das estruturas em transmitir os esforços de um ponto a outro ou mesmo levar em consideração a variação da temperatura, retração e expansão dos materiais, movimentos de rotação ou de translação,  teve-se a necessidade de pensar em um dispositivo que visasse não deixar que tais problemas modificassem os elementos constituintes das estruturas, para isso são utilizados os aparelhos de apoio.  Nas estruturas de pontes e nas construções de grande porte, há a necessidade de se utilizar os aparelhos de apoio pelos diversos movimentos que a estrutura está submetida.

5 - Escreva passo a passo, todas as atividades de um ciclo de execução de pilares por formas deslizante.

 1) Concretagem e deslizamento:após a montagem das fôrmas e a elaboração do    plano de concretagem, iniciam-se o lançamento do concreto e o deslizamento. A fôrma deve ser cheia até a cota dos painéis. Quando o concreto começa a reagir, o sistema hidráulico é acionado, fazendo com que os macacos comprimam os barrões, elevando a fôrma. O lançamento precisa ser regular e uniforme, já que camadas desniveladas de concreto acarretam em cargas diferentes, levando, em alguns casos, ao desprendimento da fôrma. O deslizamento costuma ser feito a uma velocidade de 15 cm a 40 cm por hora, variando de acordo com as dificuldades na concretagem e na colocação do aço.

                                                                                                                                              2) Nivelamento: atingida a cota final de deslizamento da estrutura, o concreto será nivelado, valendo-se de marcas deixadas previamente na ferragem vertical. Após a interrupção da concretagem, a fôrma continuará a ser lentamente elevada até ficar garantido seu deslizamento. Para assegurar que o deslizamento esteja alinhado e no prumo, o ideal é fazer o acompanhamento topográfico a cada etapa do deslizamento, garantindo a performance da execução.

 3) Adensamento: o equipamento de adensamento deve ser adequado ao diâmetro máximo dos agregados. Dependendo deste valor, é usado um tipo de vibrador. Quando a espessura das paredes é pequena e o espaçamento da ferragem permite, são utilizados vibradores elétricos de imersão com mangotes de 45 mm.

 4) Desforma: enquanto ocorre a retirada de equipamentos e acessórios da fôrma, serão executados os assoalhos de fôrma interna para servir de base à desforma. Com o assoalho pronto serão desmontados os andaimes e cavaletes e descidos pela torre Hércules. Por último será desmembrada a fôrma deslizante em setores, retirando as chaves construídas para tal efeito, e descida com cordas até o nível base. Para finalizar serão preenchidos os vácuos deixados com a retirada dos barrões com a nata de cimento e areia fina. Sempre que se termina uma atividade, a fôrma deve ser desmontada e os painéis, limpos.

 5) Acabamento: para garantir o bom resultado final, recomenda-se que o acabamento seja feito por uma equipe diferente e independente da equipe do lançamento e adensamento. Cada uma tem capacitação técnica diferente e requer pessoas até mesmo com perfil diferente.

8 - Quais as vantagens e desvantagens da articulação freyssinet?

A Articulação Freyssinet é uma articulação fixa de concreto que consiste em uma redução de seção da peça a articular; tem, em geral, 2 cm de altura e deve trabalhar com tensões elevadas, visando atingir a plastificação. A articulação, que permite uma reduzida rotação da superestrutura, deve ser mantida limpa e desimpedida de detritos; a articulação, se convenientemente executada, não se degrada, mas pode provocar fissuras, trincas e quebras de cantos de suportes mal dimensionados e com fretagem deficiente. Se a articulação ocupar, na sua maior dimensão, todo o apoio, é muito provável haver quebras de cantos dos apoios; se a fretagem for insuficiente, é certo o aparecimento de fissuras e trincas nos apoios. A recuperação dos apoios deve ser feita com a retirada de detritos que possam impedir as rotações, o tratamento das eventuais quebras de cantos e de trincas e fissuras e o reforço da fretagem com encamisamentos e cintamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com