Modelagem de сasos de uso
Artigo: Modelagem de сasos de uso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dennissoria • 7/4/2014 • Artigo • 672 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
MODELAGEM DE CASOS DE USO
Casos de uso
Um caso de uso é a especificação de uma sequencia completa de interações entre um sistema e um ou mais agentes externos a esse sistema. Um caso de uso representa um relato de uso de certa funcionalidade do sistema em questão sem revelar a estrutura e o comportamento interno.
Há vários estilos estilos de descrição propostos para definir casos de uso no qual a escolha fica a cargo da equipe de desenvolvimento ou restrito aos clientes que encomendaram o sistema.
Existem três dimensões de variações no caso de uso no qual se definem em formato, grau de detalhamento e o grau de abstração.
FORMATO
Estrutura utilizada para organizar sua narrativa textual e são utilizados como: contínuo, numerado e tabular
Contínuo = foi introduzido por Ivar Jacobson e colaboradores e se dá através de texto livre. Exemplo: cliente chega ao caixa eletrônico e insere seu cartão, o sistema requisita a senha do cliente, após fornecer sua senha e esta for validada o sistema exibe as opções de operações possíveis, o cliente opta por fazer um saque então o sistema requisita a quantia a ser sacada, o cliente fornece o valor e o sistema libera a quantia desejada e imprime um recibo, o cliente retira a quantia e o recibo, e o caso de uso termina.
Numerado = narrativa descrita por uma série de passos numerados. Exemplo:
1)cliente insere o cartão
2)sistema solicita senha
3)cliente digita senha
4)sistema valida senha e exibe menu de operações
5)cliente indica que deseja realizar um saque
6)sistema requisita valor
7)cliente fornece valor
8)sistema fornece a quantia e imprime o recibo
9)cliente retira o valor e o recibo e o caso de uso termina.
Tabular = é criada uma estrutura de ações, como a sequencia de interações entre o ator e o sistema que é particionada em colunas de uma tabela. Uma coluna representa as ações do ator e a outra representa as ações do sistema e tem como objetivo separar as ações do ator com o sistema, foi proposto por Rebecca Wirfs-Brock e outros.
GRAU DE DETALHAMENTO
Pode variar de acordo com o caso de uso, um caso sucinto no qual descreve as interações entre ator e sistema sem muitos detalhes ou um caso de uso expandido que as descreve em detalhes.
GRAU DE ABSTRAÇÃO
Diz respeito á existência ou não de menção e aspectos relativos à tecnologia durante a descrição deste caso de uso, pode ser real ou essencial. Essencial é abstrato no sentido de não fazer menção a aspectos relativos à tecnologia utilizada nas interações entre ator e casos de uso
CENARIOS
Geralmente a funcionalidade de um sistema descrita por um caso de uso tem diversas maneiras de ser utilizada, um cenário é a descrição de uma das maneiras pelas quais um caso de uso pode
...