Modelo De Plano De Projeto Orientado Pelo Escopo
Trabalho Escolar: Modelo De Plano De Projeto Orientado Pelo Escopo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fayres • 10/5/2014 • 3.257 Palavras (14 Páginas) • 992 Visualizações
Nome da Instituição :
Título do Projeto:
Plano do Projeto:
Autores do Projeto:
Local e Data de Elaboração:
Índice:
Prefácio:
Este plano de projeto tem o objetivo de mostrar as etapas pertinentes ao
desenvolvimento de um …
As atividades previstas por este plano são:
- levantamento de dados
- modelagem/desenvolvimento
-testes integrados/validação
- aprovação/produção
O plano de projeto se destina aos patrocinadores do projeto.
Resumo:
O resumo é uma forma auto-contida que sintetiza os pontos mais importantes do projeto e os apresenta, obrigatoriamente, de uma forma concisa.
O resumo é a primeira – e, às vezes, a última – oportunidade para captar a atenção do especialista que examinará o projeto. Se estiver bem feito, despertará a atenção e induzirá à leitura do mesmo.
Introdução:
Fornecer uma visão geral do projeto e do sistema a ser desenvolvido; o escopo do
projeto e do produto; a lista de produtos a serem entregue no projeto e as considerações sobre a evolução do plano .
Justificativa:
A justificativa deve responder aos critérios básicos pelos quais a proposta será avaliada. Portanto, deve justificar o tema, apontar sua relevância científica, tecnológica ou social, bem como a adequação ao tempo e aos recursos financeiros, materiais e humanos a serem investidos para alcançar os objetivos propostos.
Na justificativa, o proponente deve oferecer argumentos que demonstrem aos especialistas que examinarão o projeto, e à instituição financiadora, a importância e a atualidade do problema a resolver (por exemplo, se será inserido em uma estratégia nacional ou regional), a pertinência dos objetivos e os possíveis impactos dos resultados esperados. Tudo isto deve ser mostrado com clareza e síntese. Justificativas longas e complexas não garantem que a importância do projeto seja bem compreendida.
No caso de projetos que atendam a editais ou norma de agências financiadoras, é essencial revisar os respectivos documentos, justificando a importância do projeto mediante os critérios de enquadramento e adequar ao edital/instituição.
Escopo
O projeto apresentado se propõe a …
Definir o escopo do projeto e do produto a ser desenvolvido. O escopo do projeto especifica as atividades que serão executadas para que o produto seja entregue,atendendo aos requisitos estabelecidos. Quando necessário, especificar atividades que não serão executadas. O escopo do sistema descreve o produto que será desenvolvido. Deve descrever o que o produto deverá ser e o que não deverá ser.Pode incluir sentenças descrevendo a aplicação do sistema, benefícios relevantes,objetivos e metas, dados que serão processados, funções, desempenho, restrições- limites estabelecidos para o sistema em função do hardware, memória e outros sistemas - interfaces e confiabilidade esperada. Lembrar que este item deve dar uma visão geral do projeto e do sistema, sem constituir uma especificação de requisitos. Na definição do escopo as seguintes questões podem ser consideradas:
Quem está contratando o sistema? Quem irá utilizar o sistema? Quais serão os benefício econômicos do sistema? Em que locais o sistema será executado? Que problemas a solução está endereçando? Em que ambiente o sistema será executado? Existem aspectos específicos que influenciem a performance? Existem restrições que possam afetar a solução?.
Definição e Propósito do projeto:
Definir termos técnicos e conceitos utilizados no plano do projeto, necessários para que
o leitor possa interpretar e compreender o plano – definir apenas os termos e conceitos
utilizados no texto.
Deve conter uma breve descrição sobre os problemas e as necessidades do negócio a serem atendidas pelo sistema e uma breve descrição dos objetivos do sistema. Quando apropriado, o propósito pode descrever o relacionamento do projeto com outros projetos, como ele integra outros projetos ou processos de trabalho.
Materiais e Métodos:
Nesta seção encontram-se os elementos fundamentais que permitirão demonstrar a qualidade científica, critério indispensável na avaliação de projetos. Nela se deve definir exatamente como se executará o projeto e com quais instrumentos, ou seja, as vias científico-técnicas pelas quais os objetivos se converterão em resultados.
Nos métodos deve-se especificar:
como se coletarão os dados;
que técnicas e métodos serão utilizados, assim como os critérios para selecionar uns ou outros.
É absolutamente necessário evitar enunciados vazios de conteúdo, tais como “se utilizarão técnicas qualitativas e quantitativas...”, ou “metodologias próprias de tal disciplina...”, ou “a metodologia consistirá na observação participativa...”.
Por outra parte, em casos de métodos muito específicos de uma disciplina como, por exemplo, o método de análise estrutural, é necessário oferecer uma explicação breve do mesmo.
Evolução do plano:
Definir os procedimentos que serão adotados nas atualizações previstas e não previstas no plano do projeto. Pode definir quando, quem, como e por que o plano deve ser atualizado, como garantir que o plano será revisto e que se manterá atualizado, como o plano será distribuído na sua versão inicial e atualizações, como garantir que as pessoas utilizem o plano e que tomem conhecimento das
atualizações.
Referências:
Especificar a lista de documentos ou
...