Modelo de relatório de estágio de engenharia
Por: Elga Helena • 16/1/2016 • Relatório de pesquisa • 819 Palavras (4 Páginas) • 480 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI[pic 1][pic 2] INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
Recuperação do metanol
Integrantes: Felipe Donato
Jessica Vanessa Pereira
Márcia Marinho Reis
Matheus Augusto Cunha
Raphael Albuquerque
Disciplina: Química Tecnológica II
Professor: Juan Pedro Roa
Diamantina
Julho / 2014
- INTRODUÇÃO
O processo de produção de Biodiesel utiliza uma reação de Transesterificação de duas etapas, seguida pelas etapas de neutralização e lavagem. A reação de Transesterificação de duas etapas converte aproximadamente 100% dos triglicerídeos presentes no óleo ou gordura em biodiesel (éster metílico).
A recuperação de metanol é uma das partes mais importantes do processo de produção, a seguir à reação. Pouco mais de metade do metanol utilizado no processo de reação é efetivamente consumido, deixando quantidades elevadas no biodiesel e no glicerol. Com os preços atuais do metanol, isto significa que qualquer produtor de biodiesel, simplesmente não se pode dar ao luxo de desperdiçar quase metade do metanol que compra.
O metanol excedente é recuperado e o biodiesel é seco na mesma etapa. Ao final, o biodiesel é resfriado e filtrado para a remoção de possíveis impurezas formadas a temperaturas inferiores à ambiente. Na recuperação do metanol, o mesmo excedente é recuperado do biodiesel, da glicerina e das matérias graxas, depois é retificado para atingir um grau de pureza acima de 99%, para ser reutilizado no processo.
O metanol é um álcool de fórmula CH3OH que embora seja considerado como parte dos GNC (gases não condensáveis), é líquido nas condições atmosféricas o ponto de ebulição está em torno dos 64,9 ºC, sua densidade é de 790 KG/m3e seu poder calorífico é de 5420 Kcal/Kg. Proveniente da madeira acompanha o licor negro do processo de cozimento da celulose e é em sua maior parte vaporizado nos primeiros estágios de evaporação. No caso de instalações que utilizam sistema de pré-evaporação com segregação dos condensados é possível a retirada da maior parte do metanol já neste primeiro estágio.
- OBJETIVO
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Materiais
- 2 corpos universais
- Balança
- Manta aquecedora
- Proveta
- Agarras
- Destilador reto
- Proveta
- Procedimento
Da pratica passada foi separada a glicerina e outros, dos outros componentes do biodiesel, que será utilizada para destilação do metanol para uso futuro. Ao retirar o metanol ia ser feito a pignometria (medida de densidade com o grau de precisão grande) mas não houve tempo.
Primeiramente foi montado o destilador simples, nele há um balão com cabeça de destilação e nesse foi acoplado um destilador reto e foi preso com algumas agarras (para não ter movimento) e com isso começou o processo de destilação. Todo o condensador reto que foi utilizado tem 2 entradas, uma entra agua (sempre na parte de baixo) e sai pela parte de cima, essa agua tinha que estar em circulação.
...