Modelo De Relatório - Aula Prática Engenharia Eletrônica
Trabalho Escolar: Modelo De Relatório - Aula Prática Engenharia Eletrônica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: augustoagliardi • 23/6/2014 • 939 Palavras (4 Páginas) • 2.879 Visualizações
Relatório Introdução a Engenharia Eletrônica
I – Introdução
Neste trabalho irá se trabalhar com a medição de circuitos de resistores em série, paralelo e série-paralelo para assim compara os resultados medidos com os calculados. Para realizar essa pratica foi visto em aula o assunto de cálculo da Lei de Ohm. Ela foi utilizada para calcular, a resistência, corrente e tensão circuitos série, paralelo e misto (série-paralelo ). O objetivo desta pratica é observar e comprovar a Lei de Ohm utilizando as fórmulas que foram vistas em aula, os circuitos propostos, e utilizar os instrumentos de medição, com o objetivo de aprender a utilizar o mesmo na pratica, o circuito é montado em laboratório e com o Multímetro e a fonte de alimentação é possível medir o que se calculou e analisar os dados.
II – Teoria
2.1 DIFERENÇA DE POTENCIAL
Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é volt (V), em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. A diferença de potencial (em volts) aplicada por uma fonte sobre um circuito elétrico é a pressão que coloca o sistema em operação e causa o fluxo de cargas, ou corrente, pelo sistema elétrico.
2.2 CORRENTE ELÉTRICA
O movimento ou fluxo de elétrons é chamado de corrente elétrica. Para se produzir a corrente, os elétrons devem se deslocar pelo efeito da diferença de potencial. A corrente é representada pela letra I e sua unidade de media é o Ampère (A).
2.3 RESISTÊNCIA ELÉTRICA
A resistência é a oposição a corrente elétrica. Para se aumentar a resistência de um circuito são utilizados componentes elétricos chamados resistores, que são componentes com uma resistência conhecida e bem definida. A resistência é medida em Ohm e seu símbolo na equação é o R.
2.4 LEI DE OHM
A Lei de Ohm define a relação entre corrente, tensão e a resistência. A corrente, em um circuito, é diretamente proporcional a voltagem aplicada e inversamente proporcional a resistência, isto é, quanto maior a tensão aplicada maior a corrente. A Lei de Ohm pode ser expressa matematicamente de três formas.
1. A corrente é igual à tensão dividida pela resistência.
2. A resistência é igual à tensão dividida pela corrente.
3. A tensão é igual a corrente multiplicada pela resistência.
Onde:
• V é a diferença de potencial ou tensão, em volts (V);
• R é a resistência elétrica, em ohms (R);
• I é a intensidade da corrente elétrica, em ampères (A).
2.5 CIRCUITO SÉRIE
Um circuito série é aquele que permite somente um percurso para a passagem de corrente. A corrente I é a mesma em todos os pontos do circuito. Isso significa que a corrente que passa por R1 é a mesma que passa por R2, R3 e por R4, que é a corrente fornecida pela bateria. E a queda de tensão é diferente em cada resistor.
Quando as resistências são ligadas em série, a resistência total é a soma de todas as resistências do circuito. A tensão total é igual à soma das tensões nos terminais de cada resistência.
2.6 CIRCUITO PARALELO
O circuito paralelo é aquele que tem dois ou mais componentes ligados em paralelo com a bateria. No circuito paralelo a corrente é diferente em cada resistor, quando a corrente total sai da fonte parte fica em cada resistor do circuito e a tensão é igual por estarem em paralelo.
Circuito Paralelo
Imagem 02
2.7 ASSOCIAÇÃO MISTA DE RESISTORES
Uma associação mista é composta por associação de resistores em série e em paralelo no mesmo circuito.
III – Procedimentos
Para esse experimentos foram utilizados
...