Modelos De Gestão Estratégica
Trabalho Universitário: Modelos De Gestão Estratégica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hicarocruz • 14/10/2014 • 1.027 Palavras (5 Páginas) • 231 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA
Trabalho 1 - Modelos de gestão estratégica
Professor. Me. Bruno Fagundes
Planejamento e controle da manutenção
Aluno:
Hícaro Souza Ferreira da Cruz
Goiânia
2014
SUMÁRIO
1. Introdução.
1.1. Conceito de manutenção.
1.2. Escolha da estratégia.
2. Manutenção Produtiva Total.
2.1. História e conceito da TPM.
2.2. Os 8 pilares da TPM.
3. Gestão de manutenção por classe mundial.
3.1. Principais características.
4. Conclusão.
1. Introdução.
1.1. Conceito de manutenção.
Por muito tempo a manutenção foi vista como o mal necessário, o custo extra, o serviço braçal a ser realizado. Hoje em dia já é visto como uma combinação de técnica, administração e estratégia. O que era um escape de energia e recursos se torna fonte de reaproveitamento e economia.
Falar do conceito de manutenção é muito importante, pois assim é possível analisar o quanto este foi mudado pelas diversas técnicas de gestão já criadas. O conceito foi alterado de tal maneira que precisou ser recriado como Total Productive Maintenance (TMP).
1.2. Escolha da estratégia.
Para realizar a gestão de manutenções e alcançar uma manutenção produtiva total, foram criados métodos capazes de alinhar os processos, facilitando os controles dos indicadores relacionados à manutenção.
Podemos citar como modelos de gestão estratégica: manutenção centrada em confiabilidade, manutenção com abordagem proativa, manutenção competitiva, manutenção classe mundial e manutenção informatizada.
O objetivo deste trabalho será abordar sobre o modelo estratégico de gestão de manutenção classe mundial. Apesar de existirem diversos modelos de estratégias, podem existir relações de combinações entre as diversas estratégias conhecidas. Algumas diretrizes do modelo de gestão mundial combinam diretamente com alguns pilares da TPM.
2. Manutenção Produtiva Total.
2.1. Conceito da TPM.
Criado nos EUA e introduzido no Japão em 1950, o novo conceito de manutenção tem como foco o aumento da disponibilidade, redução da falha e do defeito à 0. Para atingir estas metas foram criados os 8 pilares que separam e descrevem, como sustentar a estratégia da TPM.
As melhorias tragas pela manutenção produtiva total foram inúmeras, dentre elas podemos apontar menores custos com manutenção, organização e clareza na tomada de decisões, a redução das falhas e dos defeitos, o aumento na confiabilidade. O que contribuiu com a evolução da ciência da manutenção.
2.2. Os 8 pilares da TPM.
A manutenção produtiva total tem como seus 8 pilares:
Melhorias Especificas, descreve que o processo deve ser analisado detalhadamente, e nele deve ser procurado sempre uma melhoria, ou seja onde há uma perda, geralmente utilizando o conceito Kaizen das 10 etapas.
Manutenção Planejada, ao ser levantados os pontos de perda, eles são considerados pontos de melhorias e passam a serem executados por sua criticidade.
Manutenção Autônoma, este pilar foca o treinamento e aperfeiçoamento do operador, para que ele seja o mantenedor de primeiro nível, e mantenha tanto o ambiente quanto o equipamento sempre limpo e em condições de trabalho.
Educação e treinamento, este pilar tem como objetivo o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos para as equipes de manutenção e operação.
Controle Inicial é o pilar responsável pela elaboração de projetos conscientes, que visam manutenção, integração entre homem maquina e meio ambiente.
Manutenção da Qualidade tem como objetivo atuar na eliminação das perdas relativas à qualidade do equipamento, estabelecendo condições nos equipamentos que não produzam defeitos no produto final.
Administrativo, este pilar tem o foco em eliminar o retrabalho e atividades que não agregam valor ao negocio.
Segurança, Saúde e meio ambiente, tem como objetivo principal
...