Monografia PROTÓTIPO PARA AUTOMAÇÃO DE ANÁLISES LABORATORIAIS
Por: Gerson Junior • 25/9/2016 • Monografia • 857 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO PARA
AUTOMAÇÃO DE ANÁLISES LABORATORIAIS
Integrantes – Grupo 7
Adalberto Barros Lobo Alesandro Sales Martins Alexandre de Paula Moccia Benedito da R. Camargo Neto Fabio A. de Ortega Camargo Gerson Raymundo Junior
Guilherme Brasilio da Silva Gustavo H. Forati Ferreira Leonardo Ferreira Gaio Mariane da Silva Vieira Rinaldo Luis dos Santos
Orientador: Prof. Me Ricardo Augusto de Almeida
Escopo da Apresentação
? Introdução
? Objetivo
? Justificativa
? Metodologia
? Conclusão
? Vídeo
Introdução
O grupo multidisciplinar formado por alunos dos cursos de Biomedicina e Engenharia de Controle e Automação junto dos orientadores Prof. Me Ricardo Augusto de Almeida e Prof. Me Flávio Buratti Gonçalves da Universidade Paulista
– UNIP Sorocaba, entendem como necessário o desenvolvimento de um protótipo para automações de análises laboratoriais por método macroscópico.
Neste trabalho acadêmico, as divisões das metas para cada curso foram
o desenvolvimento do protótipo para automação de análises laboratoriais que ficou a cargo dos representantes do curso de Engenharia de Controle e Automação e, por se tratar de outra área de conhecimento, as imagens que farão parte da análise macroscópica e posteriormente serão comparadas com um banco de dados, ficarão a cargo dos representantes do curso de Biomedicina, com auxílio dos professores orientadores que serão realizados como trabalho de conclusão de curso no futuro.
Justificativa
Hoje as análises são realizadas em aproximadamente 15 dias após a coleta da amostra. Esta análise possui um tempo de identificação de aproximadamente 20 minutos. Com este equipamento, a captura da imagem passa a ser de aproximadamente 20 segundos por amostra, e a identificação que posteriormente deve ser realizada pela aplicação a ser desenvolvida, possivelmente dependerá de poucos segundos para finalização da análise. O equipamento tem a capacidade de realizar seis análises por magazine.
Este equipamento para análises automatizada é benéfico tanto na automação de análises clínicas quanto de análise laboratoriais por método macroscópico, ou seja, será possível reduzir a mão de obra, o tempo da análise e a porcentagem da falha humana no diagnóstico, conseqüentemente obtendo uma maior qualidade nas análises realizadas.
Objetivo
O objetivo geral do grupo de Engenharia de Controle e Automação é desenvolver o equipamento, e viabilizar a substituição das análises manuais e microscópicas em automáticas macroscópicas.
O objetivo específico é fazer com que a amostra inserida no magazine seja posicionada até o ponto da esteira onde será focalizada a câmera que irá capturar a imagem da amostra para análise, que depois será descartada em um recipiente.
Análise Microscópica Análise Macroscópica
UNIVERSIDADE PAUUSTA Metodologia
Metodologia
Etapa 1 – Ao ligar a chave geral o atuador recua até encontrar sua chave de segurança garantindo com que o magazine se movimente. O mesmo procura a chave de segurança no ponto superior.
Metodologia
Etapa 2 – Introdução das amostras – Ao abrir a porta, a chave de segurança é ativada garantindo a segu- rança do operador. Através da programação do CLP onde no qual programamos a máquina garantindo a segurança do operador, de operação e processo.
Etapa 3 – Start – O magazine movimenta-se até encontrar o sensor “existe amostra”. A esteira liga junto com atuador, e o sensor está posicionado na parte frontal do mesmo.
...