Montagem E Manutencao
Dissertações: Montagem E Manutencao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guiguifraga • 11/8/2014 • 2.262 Palavras (10 Páginas) • 298 Visualizações
BRUNO MACHADO, DANIELLE FONTES, GUILHERME FRAGA, THUANNY OBERMÜLLER
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
GESTÃO DE INTERNET SENAI - CIVIT
BRUNO MACHADO, DANIELLE FONTES, GUILHERME FRAGA, THUANNY OBERMÜLLER
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
GESTÃO DE INTERNET
Trabalho de conclusão de curso apresentado à disciplina de redes de computadores, pela supervisão do docente Eric Xavier, através da instituição SENAI- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, como requisito parcial para obtenção do título de técnico em redes.
Dedicamos este trabalho a todas as pessoas que nos ajudaram seja direta ou indiretamente, aos nossos orientadores, que dispuseram parte do seu tempo para nos auxiliar com o seu conhecimento e aos nossos familiares com toda a compreensão e carinho.
“A vida é uma peça maravilhosa, se não se tem medo dela.”
(Charles Chaplin)
Agradecemos primeiramente a Deus e todos que estiveram conosco nesse período de curso e nos deram auxílio para percorrer mais um trajeto e a ultrapassar mais uma etapa de nossas vidas.
RESUMO
ÍNDICE
1.0 - SEGURANÇA 8
2.0 - DISPONIBILIDADE 11
2.1 - Acordo de nível de serviço (SLA) 12
3.0 – CONFIABILIDADE 14
4.0 - FERRAMENTA Nagios 15
INTRODUÇÃO
São muitas as ferramentas de gerenciamento e monitoramento de rede, nas quais são implantadas em empresas e instituições, no que diz respeito a gestões, sejam elas de internet ou da rede em geral.
Uma delas é o NAGIOS que é a que escolhemos para fazer a gestão de internet do SENAI – CIVIT, esta é uma das ferramentas mais famosas no ambiente de gestão de TI, por ser uma ferramenta de código aberto, fato que propicia modificações e adaptações do software.
Há todo um processo que tem a ser seguido, primeiramente deve-se observar como está o estado da internet da instituição para que possa saber aonde e o que exatamente deve ser aplicado nesta gestão, observar o SLA da instituição e da empresa provedora de internet, o quanto de disponibilidade e indisponibilidade aceitável para cada setor, estabelecer o que são considerados problemas internos e externos, e como detectar isso, e por fim resolvê-los.
A gestão irá trabalhar no aprimoramento da administração, proporcionando uma maior agilidade no monitoramento, resolução de problemas, prevenção, entre outros, observando a estrutura existente, baseando-se no esquema lógico da internet do SENAI - CIVIT.
OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste projeto é implantar uma gestão que venha trazer um melhor monitoramento para a internet da rede, através de uma ferramenta que possibilita isso em vários aspectos, como: ativos, serviços, problemas e suas resoluções e tudo isso com total gratuidade, desempenho, etc.
OBJETIVO ESPECÍFICO
O objetivo específico está no âmbito de assegurar este propósito com toda a assiduidade possível, fazendo com que a observação de cada item e informação seja notificada de forma que possa haver uma total qualidade do serviço.
METODOLOGIA
1.0 - SEGURANÇA
Tratando da segurança da conexão com a internet no SENAI - CIVIT, Hoje trabalha com a proteção de acesso via Proxy, firewall. Seguindo o seguinte esquema lógico:
Esta política de gestão de internet não irá adicionar quaisquer outros equipamentos ou software para a segurança, e sim, proporcionar uma melhor administração, com um monitoramento mais ágil, resolução de problemas, prevenção, entre outros, utilizando a ferramenta Nagios. Como dito anteriormente.
Caso houver, algum problema de segurança na internet, contatar a equipe de suporte técnico do SENAI-CIVIT, ou qualquer membro da TI, para repassar a informação ao suporte.
Se for constatada a perda de informações importantes para a escola na internet, deverá ser gerado um relatório, passando o mesmo para a equipe de suporte técnico, para o envio aos superiores, avisando a perda de informações, se possível, registrando a data e hora. A divulgação de informações importantes da escola na internet é estritamente proibida por parte dos funcionários e alunos, qualquer tipo de situação parecida, dependendo do grau de importância da informação, o aluno irá ser conduzido à direção, correndo o risco de perder o curso.
Qualquer tentativa de ataque via internet à equipe de suporte técnico deverá ser informado, para prestar os devidos cuidados com a tentativa de invasão. Do mesmo modo, qualquer tentativa de ataque via internet partindo de dentro da escola, se identificada, a equipe de suporte técnico deverá ser contatada, o mesmo irá ser conduzido à direção da escola no caso de aluno, e aos recursos humanos no caso de funcionários.
A segurança em emails pessoais não será de responsabilidade da escola exceto emails comerciais, da própria organização, quaisquer problemas com informações perdidas, SPAM, malwares, deverá ser contatada a equipe de suporte técnico, para a interpretação
...