Multimidia Digital
Casos: Multimidia Digital. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edc4000 • 23/10/2014 • 702 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: TV Digital
Curso: MULTIMÍDIA DIGITAL
Professor: MARCIUS AURÉLIO FURTADO
Nome do aluno: EDVALDO CARLOS MAT. N° 440.983
Data: 19/04/2011
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Conforme abordado no livro didático, as tecnologias para TV digital são divididas em dois perfis, no Brasil chamados de Ginga-J e Ginga-NCL. O perfil declarativo, Ginga-NCL foi desenvolvido na PUC-Rio, sob a responsabilidade do Professor Luiz Fernando Gomes Soares. Em um evento, o Profº Luiz Fernando expôs sua opinião sobre as aplicações interativas existentes no país. Analise a posição do Profº Luiz Fernando na entrevista encontrada no link para o Youtube sobre as produções interativas atuais e quem está envolvido nestas produções, e através de um texto de no mínimo 20 linhas, disserte sobre quem deve atuar no desenvolvimento destas aplicações.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=89Zig1RR7ws
RESPOSTA:
Ficou claro que o Professor Luiz Fernando ao expressar sua opinião sobre as aplicações interativas, demonstrou entusiasmo pela iniciativa, mas decepção com o conteúdo : “Fico feliz... vendo as aplicações, mas fico triste por que elas são muito ruinzinhas”.
Segundo ele, a maioria das atuais aplicações são feitas por engenheiros que são ótimos em desenvolvimento de softwares e ferramentas de apoio, mas não tem a criatividade para desenvolver conteúdos, que em sua opinião, deveria estar a cargo de profissionais de arte e comunicação.
A produção de conteúdo terá a oportunidade (e a responsabilidade) de criar seguindo um conceito de programa inovador, ao contrário dos que são criados atualmente, que segundo ele, não passam de aplicações primárias e que pouco evoluíram desde 1998, ano do lançamento da TV Digital. Além disso, deverá oferecer ao telespectador a possibilidade de transformar e interagir com o programa. A personalização é a palavra de ordem. O usuário deverá dispor de aplicações que tornem possível escolher e oferecer uma gama de opções cada vez mais variada e extensa, pois o público ficará cada vez mais exigente, a medida que for “descobrindo” a novidade. Isso, com certeza, exigirá dos criadores e produtores de tevê maior criatividade e trabalho. Um grande desafio. O Ginga revoluciona tudo: a produção, o marketing, o trabalho dos lojistas e até mesmo dos fabricantes. Para dar conta da demanda, a PUC-Rio criou, inclusive, o Instituto de Mídias Digitais, que capacitará
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