Método de Análise Dimensional e Semelhança
Tese: Método de Análise Dimensional e Semelhança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lauraahermes • 28/11/2013 • Tese • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 705 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Método de Análise Dimensional e Semelhança
SINOP
2012
Método de Análise Dimensional e Semelhança
Trabalho de Fenômeno dos Transportes, com o intuito de complementação de nota referente ao Departamento de Engenharia Civil – UNEMAT, Campus Universitário de Sinop/MT como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil
Acadêmicos:
Jackson Moreira de Castro Alves
Kelvin Moraga
Laura Cristina Hermes
Wellington dos Santos Honorato
SINOP
2012
1. Introdução
O método de Análise Dimensional e Semelhança tem o objetivo de facilitar os problemas da Engenharia usando uma abordagem experimental, onde a mesma se restringe a busca de medidas obtidas em laboratório a fim de utilizá-las para descrever o comportamento de um sistema similar.
Primeiro o escoamento real é representado por um modelo analítico (matemático) simples o suficiente para fornecer uma solução. Em seguida, faz-se as medições experimentais para verificar os resultados analíticos. Com base nos resultados verifica-se o modelo analítico. O trabalho experimental é fundamental neste processo interativo de ajuste
Através destes métodos é possível obter resultados satisfatórios na aplicação á máquinas hidráulicas; diretamente aos tipos de bombas e turbinas.
2. Análise Dimensional
Para o avanço da Mecânica dos Fluidos, é imprescindível o estudo da Análise Teórica do contexto e os Resultados Experimentais.
A análise dimensional permite associar variáveis em grupos adimensionais. Quando o teste experimental em um protótipo em tamanho real é impossível ou caro, resultando então no uso de modelos reduzidos representativos.
Através da realização de um trabalho de laboratório, é de suma importância:
O maior número de informações;
Quantidade significativa de ensaios;
2.1 Instrumentos para análise
- Teorema de Bridgman – estabelece que toda grandeza secundária ou dependente vêm a ser expressa por um produto de grandezas primárias.
- Teorema de Buckingham – o teorema dos π fornece as relações entre os parâmetros dimensionais a fim de obter de obter os parâmetros adimensionais.
Dada uma relação entre n variáveis da forma:
Estas n variáveis podem ser agrupadas em n-m razões adimensionais independentes, os parâmetros π, expressados sob a forma funcional:
G(π1,π2,…,πn-m )
2.2. Determinação de Grupos
listar todos os parâmetros envolvidos;
selecionar um conjunto de dimensões fundamentais (primárias);
listar as dimensões de todos os parâmetros (os parâmetros em termos das dimensões primárias);
selecionar através da lista um numero x de parâmetros que se repetem, igual ao numero de dimensões primárias e incluir todas as dimensões primárias;
estabelecer equações dimensionais combinando os parâmetros selecionados no item anterior com cada um dos outros parâmetros a fim de formar grupos adimensionais ( haverá n–m equações);
verificar a fim de assegurar que cada grupo obtido seja adimensional.
Tabela de Equações Dimensionais
Grandeza Sistema Internacional Sistema Gravitacional
M.L.T. F.L.T.
Comprimento L L
Força M.L.T-2 F
Massa M F.L-1.T²
Tempo T T
Aceleração L.T-2 L.T-2
Aceleração Angular T-2 T-2
Ângulo M0.L0.T0 F0.L0.T0
Área L² L²
Calor M.L².T-2 F.L
Energia M.L².T-2 F.L
Força M.L.T-2 F.L-3
Freqüência T-1 T-1
Gradiente de Velocidade T-1 T-1
Massa Específica (ρ) M.L-3 F.L-4.T2
Massa Específica Relativa M0.L0.T0 F0.L0.T0
Momento de uma Força M.L².T-2 F.L
Peso Específico (γ) M.L-2.T-2 F.L-3
Potência M.L².T-3 F.L.T-1
Vazão (Q) L³.T-1 L³.T-1
Velocidade L.T-1 L.T-1
Velocidade Angular (ω) T-1 T-1
Viscosidade Cinemática (ν) L².T-1 L².T-1
3. Semelhança
O trabalho experimental na sua maioria é feito com o próprio equipamento ou com réplicas exatas. Entretanto, a maior parte das aplicações em engenharia é realizada fazendo o uso de modelos em escala, ainda mais na área térmica e na área de fluidos, em que não havendo planejamento, os procedimentos experimentais poderão consumir um excessivo tempo, não terão objetividade e terão alto custo.
...