Métodos 5s E Seis Sigmas
Exames: Métodos 5s E Seis Sigmas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 20152016 • 10/9/2014 • 876 Palavras (4 Páginas) • 623 Visualizações
MÉTODOS 5S E SEIS SIGMAS
Nome: Aparecida Adalberta
Introdução:
Este trabalho tem por finalidade apresentar o método dos 5s e Seis Sigmas, como utilizá-lo, qual sua importância, dificuldades e facilidades e como sua pratica pode favorecer as empresas que desejam adotar a Gestão da Qualidade Total (GQT).
Através desse método as empresas conseguem melhorar sua gestão, processos, custos, prazos e serviços
5 S
Os 5S são classificados em:
1. SEIRI – Senso de utilização, arrumação, organização, seleção;
2. SEITON – Senso de ordenação, sistematização, classificação;
3. SEISO – Senso de limpeza, zelo;
4. SEIKETSU – Senso de asseio, higiene, saúde, integridade; e,
5. SHITSUKE – Senso de autodisciplina, educação, compromisso
Após a análise da metodologia, podemos notar a importância do senso de autodisciplina para o 5S e do 5S para a empresa. “O 5S traz a melhoria da estrutura da empresa, sendo que, o método de abordagem adequado é a execução antes da teorização. Com a realização do 5S até o nível de uma crença, os resultados obtidos são extremamente grandes tanto em termos quantitativos quanto qualitativo” (HABU et al, 1992). Porém, podemos destacar algumas dificuldades para sua implementação: Falta de conhecimento das pessoas – alguns métodos de gestão ou aplicação de algumas ferramentas não são bem sucedidos, resistência a mudanças, necessidade de condescendência de todos – se a alta gerência não se comprometer, o programa não se realizará (pois, é um programa que deve ser disseminado top-down). A gerência pode se sentir ameaçada, pois tem seu papel alterado – isto poderá afetar a comunicação entre base e topo e vice-versa. No ocidente o aspecto cultural constitui uma barreira – hábitos, comportamentos, crenças são difíceis de serem mudados. O programa 5S é uma jornada sem fim – o 5S é uma ferramenta que busca melhorar as condições de trabalho, através de disciplina, tendo como conseqüência bons resultados para empresa (como a instituição de um ambiente favorável ao desenvolvimento de “Políticas da Qualidade”). Como hábito não é coisa momentânea, mas algo que se conserva, a aplicação do 5S não consiste apenas em implementar um programa, mas sim em manter bons hábitos.
Propõe-se a fazer uma reflexão sobre cultura organizacional, inteligência competitiva, gestão da informação e do conhecimento, para a compreensão de alguns conceitos e a aplicabilidade prática na empresa Natura Cosméticos S.A. Trata-se de um estudo que objetiva mostrar como a inteligência competitiva, a cultura e a gestão do conhecimento e da informação e que constitui um aprimoramento da informação que leva uma organização a perceber as mudanças do ambiente externo e garantir sua permanência no mercado cada vez mais competitivo. E, para isso, utiliza-se o método de estudo de caso, de natureza bibliográfica. Os resultados deste estudo revelam as principais práticas adotadas pela Natura e como se destaca e se mantém no mercado como uma das empresas mais admiradas do Brasil, num setor altamente competitivo. Concluímos que a Natura, maior fabricante de cosméticos do País, apesar das crises mundiais, continua a crescer e a dar lucro.
SIG
As organizações são compostas de diversos sistemas que exigem organização. Para essa tarefa adotam um Sistema de Informações Gerenciais, chamado de SIG. O SIG tem a função de organizar as informações existentes nos diversos sistemas da organização.
Para uma organização o SIG é fundamental, pois quando uma informação é fornecida, ela alimenta ao mesmo tempo os SIGs e os Sistemas de Apoio às Decisões que compartilham informações entre si. Essa interligação ajuda a manter os executivos bem informados para o processo de tomada de decisões,
...