Métodos de Prospecção do Solo
Por: Gabriel Toledo • 6/4/2017 • Trabalho acadêmico • 4.388 Palavras (18 Páginas) • 824 Visualizações
[pic 1]
Escola de Engenharia Civil
SONDAGEM DE SUBSOLOS
Alunos: Cezar José Alves Filho - 201404842
Gabriel Elias Toledo Ferreira - 201307651
Isabela Gomide Barbosa - 201401397
Marianne de Oliveira Rodrigues - 201407680
Disciplina: Introdução à Geotecnia
Professor: Carlos Alberto Lauro Vargas
Goiânia-GO
Fevereiro/2016
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1- Tipos de trado 4
Figura 2- Esquema de montagem da sondagem a percussão 5
Figura 3- Esquema de montagem da sondagem rotativa 6
Figura 4- Coroa diamantada 7
Figura 5- Esquema de montagem do CPT 8
Figura 6- Sistema de classificação de solos 9
Figura 7- Esquema do ensaio pressiométrico 10
Figura 8- Ensaio de palheta (Vane Test) 11
Figura 9- Processo de investigação do solo por eletrorresistividade 13
Figura 10- Perfil esquemático do aterro AISF 16
Figura 11- Piezômetro Casagrande 17
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
2.1 SONDAGENS MECÂNICAS 4
2.1.1 SONDAGEM A TRADO 4
2.1.2 SONDAGEM A PERCUSSÃO 5
2.1.3 SONDAGEM ROTATIVA 6
2.1.4 SONDAGEM MISTA 7
2.1.5 ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE CONE 8
2.2 ENSAIOS DE CAMPO 10
2.2.1 ENSAIO PRESSIOMÉTRICO 10
2.2.2 VANETEST 11
2.3 SONDAGENS GEOFÍSICAS 12
2.3.1 ELETRORRESISTIVIDADE 12
2.3.2 SÍSMICA DE REFRAÇÃO 13
3 ESTUDO DE CASO 15
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho disserta sobre os métodos de sondagem do subsolo e seus processos, que têm por finalidade caracterizar o subsolo da região-alvo do estudo. Apresenta-se como atividade fundamental precedente de qualquer obra de engenharia civil que, por sua vez, altera as condições iniciais de um espaço físico. É de interesse comum que estes empreendimentos não gerem efeitos indesejados, como o colapso de suas próprias estruturas ou de estruturas alheias. O recalque de edificações é um dos exemplos recorrentes que podem ser remediados se o empreendedor tiver ciência do perfil de subsolo com o qual trabalha.
O livro Geologia de Engenharia (2002) caracteriza todos os processos que serão descritos neste trabalho como métodos de investigação.
É muito importante que, desde o início das atividades, já estejam bem definidas as principais características geológicas da área, para orientar o projeto segundo as aptidões naturais do local, propiciando a elaboração de um empreendimento harmônico com a natureza do terreno, econômico e seguro. (Geologia de Engenharia, Associação Brasileira de Geologia de Engenharia, 2002)
Portanto, para qualquer atividade que escava o subsolo ou, sobre ele, edifica uma construção faz-se necessário estudo do subsolo para, subsequentemente, tomar decisões convenientes para a boa execução do empreendimento.
Utilizando como aparato técnico os conceitos da disciplina de introdução à geotecnia, é possível, com sondagens mecânicas ou ensaios geofísicos, definir um perfil de subsolo, conhecer suas fraturas, planos de deslizamento, constituição, dobras, tipo de intemperismo e etc., e, posteriormente, com extratos do subsolo, definir as características físicas do mesmo em ensaios laboratoriais, como dureza, plasticidade, dentre outros.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Sondagens Mecânicas
Chama-se sondagem mecânica pelo fato, de na sua execução, serem utilizados meios mecânicos. Pode incluir a realização de sondagens, poços, galerias, valas e trincheiras. Cada uma destas operações de prospecção tem as suas características próprias que definem a sua melhor aplicabilidade em dado problema.
As sondagens mecânicas são realizadas devido a necessidade de penetrar maciços para esclarecer determinadas características dos materiais ao longo da linha de perfuração.
2.1.1 Sondagem a Trado
Sondagem a trado consiste na investigação de solos por meio da utilização de um dispositivo chamado trado, representado na figura 1. É executada manualmente, em solos de baixa ou média resistência.
[pic 2]
Figura 1- Tipos de trado.
Este tipo de estudo do solo é normatizado pela NBR 9603 e é bastante utilizado quando se deseja obter o perfil estratigráfico do solo em pequenas profundidades, apesar da investigação a trado poder atingir trinta metros de profundidade. Geralmente, o estudo de caracterização do solo inicia-se com as sondagens a trado, que visam identificar os tipos de solos presentes, sua espessura, distribuição, etc., através do recolhimento de amostras do solo.
...