Norma 15504
Monografias: Norma 15504. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagovick • 23/11/2014 • 277 Palavras (2 Páginas) • 659 Visualizações
Norma ISSO 15504
A norma ISO 15504, também conhecida como SPICE, começou a ser desenvolvida em 1993 pela ISO em conjunto com a comunidade internacional através do projeto SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination) e pelo IEC (International Electrotechnical Commission) com base nos modelos já existentes como ISO 9000 e CMM.
No ano 2003 a norma ISO 15504 (SPICE) foi oficialmente publicada.
Esta norma define um modelo bi-dimensional que tem por objetivo a realização de avaliações de processos de software com o foco da melhoria dos processos (gerando um perfil dos processos, identificando os pontos fracos e fortes, que serão utilizados para a elaboração de um plano de melhorias) e a determinação da capacidade dos processos viabilizando a avaliação de um fornecedor em potencial.
Ao contrário da ISO 9001, a ISO 15504 tem documentação extensa, modelo detalhado, níveis de capacidade e atributos, requisitos para avaliação e orientações na aplicação.
Ela introduz o conceito de Modelo de Referência de Processo (Process Reference Model).
2. Desenvolvimento
O exemplar do Modelo de
Avaliação de Processos (PAM – Process Assessment Model) incluído na norma ISO/IEC 15504 compreende duas dimensões designadas por Dimensão de Processos (Process Dimension) e Dimensão de Capacidades (Capability Dimension). O modelo de avaliação disponibiliza ainda um conjunto de indicadores de desempenho e de capacidade dos processos (ISOSPICE, 2005).
A Dimensão de Processos é constituída por processos do ciclo de vida do software definidos no Modelo de Referência de Processos (PRM – Process Reference Model) (ISOSPICE, 2005).
Propósitos de Uso
1. Auto-Compreensão do estado de processos de software
2. Auto-determinação de adequabilidade de processos para determinados requisitos
3. Determinação da adequablilidade dos processos de uma organização no atendimento de um contrato particular.
Os processos são agrupados em cinco grandes categorias: Cliente-Fornecedor; Engenharia; Suporte; Gerência; Organização
...