Noções básicas de rede
Ensaio: Noções básicas de rede. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jcjean • 21/3/2014 • Ensaio • 551 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
1) Cite exemplos de aplicações para redes, relacionado sua função e o protocolo que a provê. (escreva o acrônimo e nome completo do protocolo).
Exemplos de aplicações de rede: correio eletrônico, a Web, mensagem instantânea, login em computador remoto como Telnet e SSH (Secure Shell), compartilhamento de arquivos P2P Peer-to-peer), transferência de arquivos, etc.
2) O que é arquitetura de uma aplicação. Como podemos estruturá-la e defini-la?
A arquitetura da aplicação determina como a aplicação é organizada nos vários sistemas finais.
Em uma arquitetura cliente-servidor há um hospedeiro sempre em funcionamento, denominado servidor, que atende a requisições de muitos outros hospedeiros, denominados clientes, estes podem estar em funcionamento às vezes ou sempre.
3) Como as aplicações trocam informações entre si? Explique um contexto de uma sessão de comunicação entre um par de processo.
No jargão de sistemas operacionais, na verdade não são programas que se comunicam, mas processos, que podem ser imaginados com programas que estão sendo rodados dentro de um sistema final. Processos que rodam em sistemas finais diferentes se comunicam pela troca de mensagens por meio da rede de computadores.
4) O que são sockets em uma camada de aplicação?
Um socket é a interface entre a camada de aplicação e a de transporte dentro de uma máquina.
5) O que é um protocolo da camada de aplicação? O que eles definem em particular?
Um protocolo de camada de aplicação define como processos de uma aplicação, que funcionam em sistemas finais diferentes, passam mensagens entre si, em particular ele define os tipos de mensagens trocadas, a sintaxe dos vários tipos de mensagem, a semântica dos campos, regras para determinar quando e como um processo envia e responde mensagens.
6) Quais os tipos de serviços uma aplicação necessita? Explique cada um deles.
Transferência confiável de dados: Algumas aplicações exigem transferência de dados totalmente confiável, isto é, não pode haver perda de dados(que pode ter conseqüências devastadoras). Outras aplicações podem tolerar uma certa perda de dados, mais notavelmente aplicações de multimídia.
Largura de banda: Algumas aplicações têm de transmitir dados a uma certa velocidade para serem efetivas. Se essa largura de banda não estiver disponível, a aplicação precisará codificar a uma taxa diferente ou então desistir, já que receber metade da largura de banda que precisa de nada adianta para tal aplicação sensível à largura de banda.
Temporização: O requisito final de serviço é a temporização. Aplicações interativas em tempo real, exigem limitações estritas de temporização na entrega de dados para serem efetivas.
7) Quais os serviços são providos pelos Protocolos de Transporte da Internet/Redes TCP/IP?
Serviços do TCP: O modelo do serviço TCP inclui um
...