Numero de REYNOLDS
Por: 611vanessa • 8/11/2016 • Ensaio • 733 Palavras (3 Páginas) • 294 Visualizações
RESUMO
Esta prática tem por objetivo visualizar os regimes de escoamento em laboratório, identificando e tomando nota das características, velocidade, vazão e tempo para calcular o número de Reynolds.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 filete com corante reagindo na agua (regime laminar) [pic 1]
Figura 2 filete com corante reagindo na agua (regime turbulento)
Figura 3 filete com corante reagindo na agua (regime transiente)
1 INTRODUÇÃO
- EXPERIMENTO DE REYNOLDS
Deis de 1873 os trabalhos de Reynolds foram voltados a mecânica, especialmente a mecânica dos fluidos, realizou diversos experimentos com pedras em tubulações, cavitação, viscosidade entre outros. Em 1883 através de um experimento bem-sucedido conseguiu comprovar e definir comportamentos diferentes de um fluido submetido a um escoamento e demonstrou dois tipos de escoamento, o laminar e turbulento. O escoamento laminar é definido como aquele no qual o fluido se move em camadas ou lâminas, havendo somente troca de quantidade de movimento molecular. O escoamento turbulento não apresenta regularidade em sua extensão, demonstra que é caótico.
O experimento foi realizado no laboratório de Fenômenos de Transportes da faculdade de Mogi das Cruzes com o objetivo de visualizar os regimes de escoamento em laboratório, identificando e tomando nota das características, velocidade, vazão e tempo para calcular o número de Reynolds.
- MÉTODO
2.1 ESCOAMENTOS LAMINAR, TRANSIENTE E TURBULENTO.
Para dar início ao experimento a vasão foi medida através de um reservatório graduado, onde foi cronometrado a velocidade em que a agua preenchia uma certa área. Em um tubo de acrílico foi liberado um filete (ajustável por uma válvula) de um liquido com coloração azul. Através do comportamento do filete é possível definir o tipo de escoamento, seno ele laminar, transitório e turbulento. Segundo Brunrtti um escoamento laminar é dado quando o coeficiente de Reynolds é igual ou menor que 2000, entre 2000 e 2400 é considerado um escoamento transitório e maior que 2400 é turbulento.
- RESULTADO
- TIPOS DE ESCOAMENTO
Para a comprova os tipos de escoamentos foi usada as seguintes formulas:
[pic 2]
Onde:
Re= coeficiente de Reynolds;
V= velocidade;
D= diâmetro;
𝝑= viscosidade cinemática;
Π= constante de 3,14159;
X=comprimento na direção x;
Y= comprimento na direção y;
Z= altura na direção Z;
Q= vazão volumétrica;
A= área.
T= tempo
Para que os cálculos fossem realizados alguns valores já foram informados, como:
[pic 3]
[pic 4]
- PRIMEIRO ENSAIO
Foi analisado o regime de escoamento laminar, o filete com corante foi ajustado propositalmente para que formasse uma linha linear, como mostra a figura1.
[pic 5]
Figura 1 filete com corante reagindo na agua (regime laminar)
Valores aferidos:
Volume= 1,23372* [pic 6][pic 7]
A= 8,553[pic 8]
T= 105 s
[pic 9]
[pic 10]
Portanto o escoamento é laminar.
- SEGUNDO ENSAIO.
Foi analisado o regime de escoamento turbulento, o filete com corante foi ajustado propositalmente para que formasse uma linha linear, como mostra a figura2.
[pic 11]
Figura 2 filete com corante reagindo na agua (regime turbulento)
Valores aferidos:
Volume= 1,23372* [pic 12][pic 13]
A= 8,553[pic 14]
T= 15 s
[pic 15]
...