O Aterramento Elétrico
Por: laisafontes • 26/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 713 Palavras (3 Páginas) • 289 Visualizações
ATERRAMENTO ELÉTRICO
O aterramento elétrico consiste em fazer com que instalações e equipamentos sejam colocados em mesmo potencial, utilizando a terra como referência para os sistemas de tensões, tendo assim uma referência absoluta devido toda a Terra ser uma única massa.
Quando bem calculado o sistema de aterramento, todos os equipamentos serão referenciados no mesmo ponto, tendo assim melhor estabilidade do sistema e qualidade de energia.
Dentre as funções do aterramento existem dois tipos: o aterramento para proteção e o aterramento funcional. O primeiro que é o mais conhecido proporciona que em caso de falha na isolação de um equipamento, a corrente de falta passe através do condutor de aterramento, ao invés de percorrer o corpo de uma pessoa que esteja encostada no mesmo. Já o segundo é utilizado para facilitar o desligamento automático, pois o mesmo deve prover um caminho de baixa resistência de retorno para a terra da corrente de falta, sendo permitido assim o seccionamento automático e rápido dos sistemas de proteção.
Existem três tipos de aterramento:
- Aterramento TT com o Neutro Aterrado na fonte e um aterramento separado é usado para as massas, onde o percurso da corrente de fase-massa inclui a terra, limitando a corrente. Corrente insuficiente para seccionar disjuntores ou fusíveis.
- Aterramento TN com o Neutro Aterrado na fonte e massas ligadas ao mesmo condutor, onde o percurso da corrente de fase-massa é de baixa resistência, provocando altas correntes. Correntes suficientes para seccionar disjuntores e fusíveis, este é o sistema mais usado no Brasil e também o utilizado nesse projeto.
- Aterramento IT com o Neutro Aterrado na fonte e uma resistência é usada para limitar a corrente e um aterramento separado é usado para as massas. Usado para sistemas onde a primeira falta não pode desligar o circuito como sistemas críticos em hospitais.
Quando os condutores de fase e o condutor neutro forem do mesmo metal, utilizam-se as seguintes tabelas para dimensionamento da seção reduzida do condutor neutro e para a seção mínima do condutor de proteção
[pic 1]
[pic 2]
DIMENSIONAMENTO DOS DISJUNTORES
Os disjuntores fazem a proteção dos circuitos dos equipamentos de uma residência, então é de extrema importância que os mesmos estejam dimensionados corretamente de forma que proteja efetivamente tanto os circuitos, quanto os equipamentos de uma residência. É importante lembrar que o mesmo não tem função de proteger pessoas.
A grandeza utilizada para dimensionamento dos disjuntores é a corrente elétrica, ao ultrapassar a corrente máxima a qual o disjuntor foi desenvolvido ele secciona o circuito para a proteção do que estiver ligado no mesmo.
Quando os equipamentos adquiridos pelo consumidor não vierem com a corrente de funcionamento na sua descrição, utiliza-se a lei de ohm para encontrar a corrente através da potência e da tensão.
[pic 3]
Onde:
I= Corrente elétrica em Ampere (A);
P= Potência elétrica em Watts (W);
...