O CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTOS
Tese: O CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bispo123 • 2/4/2014 • Tese • 3.190 Palavras (13 Páginas) • 211 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP - Interativa
Curso de Gestão de Recursos Humanos
FÁBIO FERREIRA COSTA RA: 378710
JOSÉ FRANCISCO BISPO DE SOUZA RA: 386110
NATALIA VAZ DE OLIVEIRA RA: 387749
PRISCILLA DA SILVA POMPEU RA: 386065
RENATO BARROS DE MATOS RA: 387286
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O CONCEITO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Campo Grande - MS
Novembro/2013
FÁBIO FERREIRA COSTA RA: 378710
JOSÉ FRANCISCO BISPO DE SOUZA RA: 386110
NATALIA VAZ DE OLIVEIRA RA: 387749
PRISCILLA DA SILVA POMPEU RA: 386065
RENATO BARROS DE MATOS RA: 387286
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O CONCEITO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso de Gestão em Recursos Humanos da Universidade ANHANGUERA–UNIDERP, como requisito parcial de avaliação da Disciplina, Gestão de Desempenho sob a orientação da Professora EAD MA. Irma Macário, e da Professora Tutora Presencial Andréia Patrícia Rodrigueiro.
Campo Grande - MS
Novembro/2013
Introdução
A sociedade deixou de ser a sociedade industrial para se tornar uma sociedade do conhecimento. Onde o conhecimento assume a importância do principal recurso econômico e a riqueza construída pela sociedade passa a ser produto do conhecimento. Esta “Era do Conhecimento” requer que as organizações transformem seus ativos intangíveis em valor, competitividade e fatia de mercado. De acordo com Nei Grando, “Gestão do conhecimento, significa organizar o sistema, a empresa ter a capacidade de transformar, modelar, gerar criar, analisar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar informação tanto interna como externa. Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída tornando-se acessível aos interessados.”
É de suma importância além da criação do conhecimento a promoção do mesmo, e para que os indivíduos possam criar conhecimento devem estar em ambiente propício para tal e serem estimulados por seus superiores. Então se coloca em ação a gestão do conhecimento facilitando a troca, o uso e a criação do conhecimento propriamente dito em toda a empresa. Com a Gestão do Conhecimento as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros, como já mencionamos. E aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia. Para isso aplicam-se os dois tipos de conhecimento: o explícito e o tácito, que são os componentes principais do mesmo.
Entendemos ainda que hoje é um desafio para as empresas aplicar a Gestão do Conhecimento de forma alinhada aos negócios, orientada para os objetivos estratégicos da empresa, porque é preciso pensar quais resultados quer atingir. Se não, os resultados podem gerar pouco impacto, trazendo insatisfação. Outro grande desafio para as empresas, segundo os autores (Takeuchi; Nonaka, 2008) são as barreiras individual e organizacional tornando-se verdadeiros impeditivos para a criação do conhecimento. Daí cabe ao gestor do conhecimento, com sabedoria e habilidade, transformar as fragilidades da interação humana em pontos fortes para a organização, que é o processo da promoção do conhecimento. A GC amplia a vantagem competitiva e concorrencial da empresa, reduz custos com P&D, geração de novos modelos de negócio, melhor aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual da empresa, suporte às tomadas de decisão e melhorias na produção e na prestação de serviços.
Etapa 1
O que é Gestão do Conhecimento?
Gestão do conhecimento é o processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente avalia, coleta, organiza, compartilha e realimenta seu acervo de conhecimentos para atingir seus objetivos organizacionais, é a construção de uma conexão direta entre o acervo de conhecimentos corporativos e resultados empresariais positivos.
•“Ações sistemáticas para localizar, entender e usar conhecimentos para criar valor. Apoiar no fluxo de informações e conhecimentos para as pessoas certas, nos momentos certos, de forma a que se possa agir da maneira mais eficiente e eficaz.” APQC –AmericanProductivity & QualityCenter.
•“Gestão do conhecimento é o conjunto de práticas que melhora a capacidade dos recursos humanos e aumenta sua habilidade para compartilhar o que sabem. A Gestão do Conhecimento deve estar orientada para a melhoria do desempenho da empresa.” (Roger Burlton, Process Renewal Group) .
Gestão do Conhecimento (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. A Gestão do Conhecimento, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso.
As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação. A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia.
Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados. O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo.
O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas. Com a adoção da “Gestão do Conhecimento”, um dos principais benefícios, além de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente
...