O Canteiro de Obras
Por: Thamires112233 • 18/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1][pic 2]MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
TEÓFILO OTONI – MINAS GERAIS
CONSTRUÇÕES DE EDIFÍCIOS
www.ufvjm.edu.br
CANTEIRO DE OBRAS
Discente: Thamires Siqueira da Silva
Matrícula: 20192024031
Docente: Antônio Jorge de Lima
Sumário
1- Introdução 4
2- Objetivo: 5
3- Referencial teórico 5
3.1- Tipos de canteiros de obras 5
3.2- Planejamento do canteiro de obras 6
4- Considerações finais 9
Referências bibliográficas 10
Introdução
A indústria da construção civil, em especial o subsetor edificações, é frequentemente citada como exemplo de setor atrasado, com baixos índices de produtividade e elevados desperdícios de recursos, apresentando, em geral, desempenho inferior à indústria de transformação. Um dos principais reflexos desta situação são os altos índices de perdas de materiais, conforme constatado em estudos como os realizados por Soibelman (1993) e Pinto (1989).
O planejamento do canteiro de obras é uma ferramenta importante para o gerenciamento da obra, pois afeta o tempo de deslocamento de trabalhadores e materiais e, consequentemente, a execução das atividades e a produtividade total da obra. Neste contexto o canteiro de obras tem o objetivo de propiciar a infraestrutura necessária para a execução do projeto de edificação, por meio dos recursos disponíveis. O canteiro é a base que pode tornar a execução mais eficiente e eficaz, em função do projeto e da forma de gerenciar, além da sua organização e do seu arranjo físico, que sofrem mudanças constantes (SILVA, 2007).
Os custos são constantemente elevados pelas frequentes perdas no canteiro. Vale ressalta que o conceito de perdas não deve ser associado unicamente aos desperdícios de materiais. Mas, também, compreender que perda é qualquer ineficiência que reflita no uso de equipamentos, materiais, mão de obra e meios de produção utilizados em quantidades superiores ao necessário à produção da edificação. Além da execução de tarefas desnecessárias, como o retrabalho, que geram custos e não agregam valor ao produto final (FORMOSO 2001).
De acordo com HEINECK (1991), modificações radicais como a racionalização e integração dos projetos, os usos de novas tecnologias, além de mudanças nas relações de trabalho nos canteiros de obras, com a valorização do trabalhador, seu envolvimento e comunicação entre pessoas, promoverão um avanço significativo no panorama da construção civil
Objetivo:
O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um estudo sobre o canteiro de obras na construção civil.
Referencial teórico
A NR-18- Condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção (Ministério do trabalho) define o canteiro de obras como a área de trabalho fica e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de umas obras.
Segundo a NB-1367 (NBR 12284) – Áreas de vivência em canteiros de obras (ABNT), o canteiro de obras é o conjunto de “áreas destinadas À execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.
O planejamento do canteiro tem o objetivo de melhorar o espaço físico, sendo possível que homens e máquinas trabalhem com maior segurança. Tommelein (1992) dividiu os objetivos que um bom planejamento de canteiro deve atingir em duas categorias principais:
(a) objetivos de alto nível: fornece boas condições ambientais de trabalho, em termos de conforto e de segurança de trabalho, promovendo operações mais eficientes e seguras, fazendo com que mantenha a motivação dos empregados.
(b) objetivos de baixo nível: o foco principal reduzir distâncias de transporte, reduzir tempos de movimentação de pessoal e materiais, diminuir manuseios de materiais e impedir obstruções ao movimento de materiais e equipamentos.
3.1- Tipos de canteiros de obras
Segundo Illingworth (1993), os canteiros de obras podem ser classificados em três tipos: Amplos, restritos, longos e estreitos.
- Amplos: A construção ocupa somente uma parcela relativamente pequena do terreno. Sendo disponibilizado acesso para veículos e de espaço para armazenamento e acomodações pessoal. Pode-se citar como exemplos: conjuntos habitacionais, plantas industriais e grades obras como barragens ou usinas hidroelétricas.
- Restrito: a construção ocupa o terreno completo ou uma alta percentagem. Acesso restrito. Exemplos: construções em áreas centrais da cidade, ampliações e reformas.
- Longos e estreitos: São restritos em apenas uma das dimensões, com possibilidade de acesso em poucos pontos do canteiro. Como exemplos,
tem-se: trabalhos em estradas de ferro e rodagem, redes de gás e petróleo, e alguns casos de obras de edificações em zonas urbanas
3.2- Planejamento do canteiro de obras
De acordo com Azevedo Hélio Alves de (1921), o canteiro deverá ser preparado de acordo com a previsão de todas as necessidades, assim como a distribuição conveniente do espaço disponível e obedecerá às necessidades do desenvolvimento da obra. Poderá ser feito de uma vez só ou em etapas independentes, de acordo com o andamento dos serviços. Deve-se considerar:
- Ligações de água e energia elétrica;
- Distribuição de áreas para materiais a granel não perecíveis;
- Construções (Armazém de materiais perecíveis; escritório; alojamento; sanitário);
- Distribuição de máquinas;
- Circulação;
- Trabalhos diversos.
De forma geral os elementos que compõe o canteiro de obras referentes à produção são:
...