O Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Por: terceiro33 • 20/4/2021 • Relatório de pesquisa • 1.463 Palavras (6 Páginas) • 238 Visualizações
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET
Curso de Engenharia Química
Físico-Química II
Prof. Dr. João Batista
Acadêmicos: Antonio Carlos Medeiros Terceiro, José Byron Campos Soares Júnior, Natasha Raquel Silva Cutrim, Yan Caio Morais da Costa
Relatório
Princípio de Le Chatelier
São Luís-MA
2021
Objetivo
Observar a reação química que ocorre com Co(H2O)+² em meio aquoso por meio do princípio de Le Chatelier no equilíbrio químico.
Introdução
Equilíbrio Químico é a particular situação para a qual tendem os sistemas em que ocorre uma reação reversível que apresenta velocidades iguais para as reações direta e inversa, e cujos participantes têm suas concentrações inalteradas. (Sardella, A; MATEUS, E. Curso de Química: Físico-Química. 7.a edição. São Paulo: Ática S.A, 1991.)
As reações químicas tendem espontaneamente para o estado de equilíbrio. Uma vez que um sistema atinge o equilíbrio químico somente fatores externos são capazes de afastá-lo dessa posição. Tão logo a ação desses fatores seja interrompida, o sistema retornará, depois de transcorrido algum tempo, a um novo estado de equilíbrio. (Ione Maria F de Oliveira, Maria José de S F da Silva, Simone de F B Tófani, 2009)
Tendências qualitativas podem, porém, ser avaliadas para as mudanças sofridas em um equilíbrio químico causadas por variações destes parâmetros externos, como veremos a seguir.
Em geral, o princípio de Le Chatelier permite fazer previsões qualitativas acerca dos efeitos de variações gerais sobre um equilíbrio químico. (Ione Maria F de Oliveira, Maria José de S F da Silva, Simone de F B Tófani, 2009)
O princípio de Le Chatelier
“Sempre que uma perturbação é introduzida em um sistema em equilíbrio químico, a posição do equilíbrio será deslocada na direção que minimiza ou anula a perturbação introduzida”. (Ione Maria F de Oliveira, Maria José de S F da Silva, Simone de F B Tófani, 2009)
Diferentes tipos de perturbação podem afetar a posição de um equilíbrio químico preestabelecido: variação da concentração de uma ou mais espécies químicas reagentes e/ou produtos participantes do equilíbrio, variação da pressão parcial de um gás presente no sistema, variação da pressão total aplicada ao sistema e a variação da temperatura. (Ione Maria F de Oliveira, Maria José de S F da Silva, Simone de F B Tófani, 2009)
O efeito da concentração:
Pelo princípio de Le Chatelier e sendo regida pela Lei de Guldberg-Waage.
Num sistema em equilíbrio, a temperatura e pressão constantes, o aumento da quantidade de qualquer participante favorece a reação que transforma (que consome) esse participante, e a diminuição da quantidade de um participante favorece a reação que forma esse participante. (Sardella, A; MATEUS, E. Curso de Química: Físico-Química. 7.a edição. São Paulo: Ática S.A, 1991.
O efeito da temperatura:
Pelo princípio de Le Chatelier e sendo regida pela Lei de Van´t Hoff.
Num sistema em equilíbrio, a pressão constante, o aumento da temperatura provoca o deslocamento do equilíbrio no sentido da reação que absorve calor, e a diminuição da temperatura provoca o deslocamento no sentido da reação que libera calor. (Sardella, A; MATEUS, E. Curso de Química: Físico-Química. 7.a edição. São Paulo: Ática S.A, 1991).
O efeito da pressão:
Pelo princípio de Le Chatelier e sendo regida pela Lei de Robin.
Num sistema em equilíbrio, a temperatura constante, o aumento da pressão provoca o deslocamento do equilíbrio no sentido da reação que se realiza com concentração de volume, e a diminuição da pressão provoca o deslocamento no sentido da reação que se realiza com a expansão de volume. (Sardella, A; MATEUS, E. Curso de Química: Físico-Química. 7.a edição. São Paulo: Ática S.A, 1991.)
Ação de Catalisadores
A velocidade da reação pode ser alterada com o uso de catalisadores pelo fato de este ser capaz de modificar a rota da reação, ou seja, a reação, na presença do catalisador, ocorrerá através de um mecanismo mais “curto”. Os catalisadores estão presentes em diversos setores da indústria química, como a farmacêutica, a petroquímica, purificação e conversão de compostos orgânicos e na produção de polímeros. (Camila Teles de Rietra Garcia, 2019).
Reagentes e Materiais
CaCl2 sólido;
Nacional sólido;
H2O;
Erlenmeyer de 200ml;
Placa aquecedora;
Agitador magnético;
Cronômetro
Procedimento Experimental
Adicionou-se, aproximadamente, 50 ml de água em um erlenmeyer e logo em seguida um agitador magnético;
...