A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, AMBIENTAIS E DE TECNOLOGIA
Por: Bárbara Santos • 22/11/2021 • Trabalho acadêmico • 3.585 Palavras (15 Páginas) • 158 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, AMBIENTAIS E DE TECNOLOGIA
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO:
COMO O CÉREBRO FUNCIONA NA
MEMÓRIA E NA APRENDIZAGEM
CAMPINAS
2021
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, AMBIENTAIS E DE TECNOLOGIA
VIDA UNIVERSITÁRIA
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO:
COMO O CÉREBRO FUNCIONA
NA MEMÓRIA E NA APRENDIZAGEM
Trabalho da disciplina VIDA, desenvolvido pela turma noturna do primeiro semestre de 2021, do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia da Pontifícia Católica de Campinas.
Orientador: Prof. Me. Phelipe Viana Ruiz ______________________________________
CAMPINAS
2021
RESUMO
SOUZA, Charles Santos de; CONDE, João Augusto; SANTOS, Bárbara Mariana Rosa; SILVA, Lucas Gama; SALETTI, Anabella Ribeiro.
Neurociência e Educação: como o cérebro funciona na memória e na aprendizagem, baseado na palestra ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre César Santos de Rezende, de 2015. 2021. Disciplina VIDA, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2021.
O presente trabalho traz como base, mas não foco, a palestra do Prof. Dr. Alexandre César Santos de Rezende, feita há mais de 5 anos, na qual é abordada a neurociência cujo um dos cernes é ajudar os estudantes a obterem um melhor desempenho acadêmico em seus estudos. Assim, foram abordados os assuntos mais relevantes embasados com artigos, sites científicos e de universidades renomadas e blogs de profissionais de áreas específicas. O excerto, portanto, busca ser o mais objetivo possível a fim de mostrar a importância de certas atitudes para uma melhor aprendizagem em longo prazo.
ABSTRACT
The present paper has as a base, but not as a focus, the lecture of the Prof. Dr. Alexandre César Santos de Rezenda, made more than 5 years ago, in which neuroscience is approached, one of the core of which is to help students achieve better academic performance in their studies. Thus, the most relevant subjects were approached based on articles, scientific and renowned university websites and blogs of professionals in specific areas. The excerpt, therefore, seeks to be as objective as possible in order to show the importance of certain actions for better long-term learning.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 8
2. NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: COMO O CÉREBRO FUNCIONA NA MEMÓRIA E APRENDIZAGEM 9
2.1. O estudante e o conhecimento 9
2.2. O cérebro 9
2.3. Exercícios físicos 10
2.4. A importância de dormir 11
2.5. Distrações e aprendizado 14
2.6. A importância dos neurotransmissores para a aprendizagem 14
3. CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
Desde a década de 70, a pauta “Neurociência e educação” vem sendo estudada, mas foi nos últimos anos que ela realmente recebeu seu devido destaque. A união dessas duas áreas soma para melhor aproveitamento e rendimento da aprendizagem.
Tendo como base a palestra ministrada em agosto de 2015 pelo Prof. Dr. Alexandre César Santos de Resende, intitulada como “Neurociência e Educação: Como o cérebro funciona na aprendizagem e na memória”, é possível de início compreender a definição do que é ser um estudante, e reconhecer as diferenças que há de um aluno e, assim, como as divergências existentes em ter notas altas e realmente possuir conhecimento.
Ao decorrer são ressaltadas as contribuições que uma boa alimentação e prática de atividades físicas trazem à capacidade cognitiva do cérebro. Destaca-se, também, que boas noites de sono contribuem para a fixação do conhecimento, tendo, como exemplo, o renomado físico alemão Albert Einstein, que dormia ao menos 8 horas por dia, segundo o seu biógrafo, Walter Isaacson.
Torna-se impossível dissertar sobre neurociência e não citar a poderosa máquina que cada ser humano possui: o cérebro. Ele é tão complexo que até hoje os neurocientistas sabem que estão longe de desvendar o seu mistério, há muito ainda para descobrir. Porém, bastante se sabe como o hipocampo, uma importante área do cérebro que, caso funcione eficientemente, só traz benefícios durante toda a vida de um determinado ser (NEMO, 2020).
Abrange-se, também, sobre as dificuldades encontradas no cotidiano, as distrações que tanto atrapalham para que o estudante não tenha uma boa performance – e retroceda no aprendizado. Para isso, a manutenção de uma vida equilibrada, com a ajuda de altamente funcionais neurotransmissores no cérebro como a dopamina, deve ser exaltada. Assim, a relevância de estudar por prazer, não por obrigação, e aproveitar a jornada faz toda a diferença para qualquer um.
...