TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto E Suas Caracteristicas

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 10

1  INTRODUÇÃO

        O fck referencia a resistência a compressão do concreto, é uma importante característica do concreto para a realização das obras e de sua futura estabilidade, sendo necessário intensivo controle sobre a qualidade dos componentes do concreto e a realização de testes em pequenos corpos de amostras de concreto prontos, que garantam a resistência exigida pelo projeto de engenharia. A influência do concreto nas técnicas construtivas torna seu estudo obrigatório para a formação do profissional atuante no setor de engenharia civil, necessitando a abrangência de conteúdos teóricos e operações práticas.

        Este trabalho objetiva, através de visita técnica a concreteiraSupermix, na qual se observa, especialmente, os cuidados necessários para produção do concreto e os testes aplicados aos materiais constituintes e ao concreto pronto para utilização em obra, realizar uma conexão entre os conhecimentos teóricos e as atividades praticas realizadas na produção do concreto. A metodologia emprega na realização deste trabalho consiste na consulta a diversos livros e teses de mestrado e doutorado, além da visita técnica. O trabalho compõe-se de quatro capítulos, sendo que o primeiro capítulo trabalha a introdução e os objetivos, o segundo aborda a definição e historia do concreto, os agregados utilizados e os tipos de concretos mais utilizados, o terceiro abrange a definição de traço de fck do concreto e suas principais utilizações. O quarto capítulo constitui-se do relatório da visita técnica realizada.

1.1Objetivos

        A pesquisa tem como objetivo visitar uma concreteira para um aprendizado entre o conhecimento teórico da sala de aula e o prático realizado em campo de trabalho.

1.1.1        Objetivos gerais

        

        Pesquisar seu processo de fabricação, quais são os tipos de concreto existentes, a diferença de estruturas em que cada concreto deve ser utilizado, qual a

maneira correta de fazer a aplicação e por fim, em que tipo de serviços esse produto se desenvolve com maior rendimento.

1.1.2Objetivos específicos

        

        Estudar a resistência à compreensão aos 28 dias de idade do concreto, como se procede a sua moldagem, quais problemas podem surgir tratando-se do contato entre o concreto e o meio ambiente e também, analisar os lugares onde são aplicados e entender se a sua resistência vai suportar ou se romper diante de uma estrutura.

1.2Metodologia

        Pesquisas em revistas, sites, livros, teses e visitas técnicas especializadas no ramo agregando os conhecimentos com as aulas ministradas por professores qualificados.

1.3        Justificativa

        Na construção civil o concreto tem inúmeras utilidades e propriedades, por este motivo ele é considerado um dos materiais mais importantes da idade moderna. Sua durabilidade e qualidade fazem com que o concreto se torne um material indispensável tanto para profissionais que cuidam da parte de qualidade, quanto para quem cuida da parte de segurança da construção.

  1. FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

2.1Definição do concreto e Histórico

O Concreto segundo Pedroso (2009), é um material composto obtido da correta dosagem de aglomerantes, empregando-se usualmente cimento Portland para esta função, agregados, agua, que ao hidratar os minerais do cimento, proporciona a formação de uma pasta coesa aos agregados e resistente, também de aditivos, cuja finalidade é proporcionar a adequação do concreto resultante as necessidades da construção por meio de alteração de algumas de suas propriedades.

Os primeiros registros de técnicas construtivas baseadas na utilização de material aglomerante hidratado juntamente a agregados são datados do período da Roma Antiga, na qual era utilizado um cimento pozolânico, caracterizado pela formação de material cimentante a partir da reação química da sílica das cinzas vulcânicas do vulcão Vesúvio, localizado em Napoles, Italia, com a cal, juntamente de pedra e areia, para realizar construções de variados portes e detalhamentos, como pontes, aquedutos e obras publicas (FONSECA, 2010).

Embora os romanos tivessem realizado trabalhos de grandes dimensões e detalhamentos, como o panteão, o Coliseu, o fórum Romano, entre outras construções, utilizando este tipo de concreto Pozolânico, os construtores da idade media, Segundo Carvalho (2008) , optaram por utilizar outras técnicas construtivas.

O emprego de concreto em construções somente voltou a ocorrer após a descoberta do engenheiro John Smeaton de que misturando-se calcário a argila obtém-se um material, denominado cimento hidráulico, de melhor qualidade em relação ao calcário puro, e o desenvolvimento dos cimentos Romano  por James Parker em 1791 e Portland por Joseph Aspdin em 1824, que teve grande aceitação dos engenheiros vindo a disseminar-se rapidamente pela Europa.

O concreto simples possui satisfatória resistência as forças de esmagamento e compressão, entretanto é considerado deficiente em realção a resistência às forças de tração e cisalhamento. A inclusão de armaduras de aço na massa de cimento é umas das soluções encontradas para o solucionamento desta deficiência, uma vez que o aço possui elevada resistência a tração, cujo produto resultante e denominado concreto armado. O primeiro registro de utilização do concreto armado ocorreu em 1855 na feira Mundial de Paris, quando o agricultor Frances Joseph Louis Lambo apresentou um barco construído de concreto armado, que não despertou interesse na maioria dos visitantes, excetuando o comerciante de plantas ornamentais Joseph Monier (CARVALHO, 2008).

Ao observar o invento de Lambot, Monier acreditou que poderia, segundo Vasconcelos (1992), Solucionar as dificuldades que estava encontrando com a conservação dos vasos de madeira e cerâmica onde plantava as laranjeiras, substituindo-os por vasos de concreto armado. O resultado positivo deta substituição possibilitou Monier a implantar o concreto armado em outras peças distintas, como reservatórios, caixas d’agua e pontes, cujo repetido sucesso culminou , em 1879, na venda da patente de seu sistema a empresa alemã, dentre elas estava a Wayss&Freitag.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (901.6 Kb)   docx (755.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com