O Controle de Temperatura e Automação com Arduino
Por: Tatiane Godoy • 24/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.665 Palavras (15 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1] Faat Faculdades
Engenharia Elétrica e de Produção
“Controle de temperatura e automação com Arduino”
Atibaia
2016
Faat Faculdades
Engenharia Elétrica e de Produção
“Controle de temperatura e automação com Arduino”
Trabalho de controle de temperatura e automação
com arduino, apresentado pelos alunos do 1º ano de
Engenharia Elétrica e Produção, á Faat Faculdades.
Orientadora:
Prof(a). (Dr.) Kelly Cristina Da Silva Pascoalino
Atibaia
2016
Introdução
O tema principal deste projeto é a construção de um cômodo ventilado com paredes e tetos constituídos por um material específico, no qual será automatizado um controle de temperatura interna com o possível acionamento de um ventilador. Estaremos assim, testando novos métodos para monitorar o valor da temperatura dentro de uma residência. Neste trabalho, faremos uso da tecnologia arduino, onde por meio desta testaremos o controle da temperatura e a automação do projeto. O arduino é uma tecnologia de prototipagem eletrônica de código aberto (open source) e fácil manuseio, por ser uma plataforma aberta o desenvolvedor tem todo o software e hardware para modificar a seu gosto, surgiu na Itália em 2005 e, desde então, tem sido utilizado no mundo todo para automação residencial e industrial, além de compor projetos de pesquisas que vão desde iniciações científicas até trabalhos de doutorado.
Neste projeto essa tecnologia será utilizada para monitorar o valor da temperatura no interior de uma maquete que representa um cômodo residencial onde automatizamos toda a parte de climatização do ambiente indicando sua variação de temperatura, devido ao acionamento de uma fonte de calor. Este cômodo está equipado com um sensor de temperatura, como citado acima, onde ele capta e variação de temperatura para um visor onde observa-se também sinais luminosos a cada conjunto e quando a temperatura atinge um valor alto, como pesquisado o corpo humano apresenta um desconforto é acionado automaticamente junto ao buzzer (sinal auditivo) uma ventuinha que ventilará todo o cômodo.
Sumário
- O arduino ........................................................................... 2
1.2 O arduino............................................................................. 3
2. Tecnologia ampla e utilizável.................................................4
3. Tecnologias Similares ao Arduino.........................................5
4.Materiais utilizados na construção da maquete.....................6
5. Escolha dos dispositivos e suas limitações................................7
6. Sensação térmica e calor.......................................................8
7. Conclusão...............................................................................9
8. Referências Bibliográficas....................................................10
9. Anexos...................................................................................11
Como funciona o arduino? Utilização dessa tecnologia na automação residencial e industrial exemplo ou números que indiquem a amplitude atual de tal utilização.
O arduino foi criado em 2005 por 5 pesquisadores com o objetivo de criar um dispositivo que fosse barato, funcional e simples de programar visando a utilização entre estudantes e projetistas amadores. Também foi adotado o conceito de “hardware livre”, que significa que qualquer um pode montar, modificar, melhorar e personalizar o Arduino, partindo do mesmo hardware básico.
Partindo disso, foi criada uma placa composta por um micro controlador Atmel, circuitos de entrada/saída e que pode ser facilmente conectada em um computador e programada via IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) utilizando uma linguagem baseada e C++, sem a necessidade de equipamentos extras além de um cabo USB.
Após programado, esse micro controlador Arduino pode ser utilizado em vários projetos como controlar um robô, um ar condicionado luzes, cômodos ou qualquer outro projeto. Essa lista de possibilidade é muito ampla a ponto de ser considerada “praticamente infinita” como diz seus criadores.
Você pode criar brinquedos, ou um novo equipamento ou até melhorar um já existente, hoje em dia até protótipos de braços mecânicos estão usando o Arduino.
Para isso esse aparelho possui uma quantidade enorme de sensores e componentes que você pode acrescentar em seus projetos.
Grande parte desses sensores e componentes que são utilizados junto ao arduino estão disponíveis em módulos (pequenas placas que contem sensores e outros componentes auxiliares como resistores, capacitores e led’s).
Existem vários tipos de sensores, como de calor que será usado nesse projeto, sensor de distância por ultrassom que pode ser utilizado em robôs para que eles não batam e desviem de obstáculos ao seu redor, sensores que captam sons, que com sua voz você pode comandar qualquer coisa que esteja programado no arduino e outros.
...