O Critério Calibração
Por: paulohsm • 21/9/2020 • Relatório de pesquisa • 360 Palavras (2 Páginas) • 109 Visualizações
- Critério de Aceitação
1.1 A definição do critério de aceitação deve ser realizada com base nas normas regulatórias, processo e especificações do fabricante. Sendo que:
1.1.1 Normas regulatórias: Caso haja alguma norma regulatória que regularize o critério de aceitação para calibração de instrumentos específicos, esta deve ser usada como referência para determinar o critério escolhido, sendo que esse deve estar de acordo com o uso pretendido do instrumento.
- Exemplos: Normas ABNT do INMETRO / WHO trs 961 / Farmacopeia Brasileira 6º Edição / USP Farmacopeia Americana.
1.1.2 Processo: Na ausência de uma norma especifica para determinar o critério de aceitação o processo deve ser o próximo critério de escolha para a determinação da variação máxima permitida, sendo que para isso o valor encontrado deve ser baseado na variação máxima que pode ocorrer sem que haja qualquer prejuízo ao processo.
1.1.3 Especificação do fabricante: A determinação do critério deve estar em acordo com a especificação do fabricante do instrumento, caso haja divergência, uma avaliação deve ser realizada para determinar se o instrumento atinge os critérios requeridos ou a há necessidade de substituição do mesmo.
1.2 Avaliação do Certificado de Calibração:
1.2.1 Para que Certificados de Calibração seja aprovado neste requisito, verificar se critério de aceitação esteja dentro dos limites pré-determinados, sendo que Erro +/- Incerteza (Valor variavel) tem que ser considerado.
- Exemplo: Termômetro Digital existe um critério de aceitação +/-1°C, imagem abaixo encontramos seguinte resultados:
[pic 1]Figura 1 – Exemplo Resultado no Certificado de Calibração
[pic 2]Figura 2 - Exemplo Limite - Critério de Aceitação
Para ponto de 0°C, Erro+Incerteza(U) chegamos seguinte resultado: +1,04°C. Neste caso, instrumento se encontra reprovado, por está acima do especificado.
1.2.2 Para Instrumento de Medição Reprovado: Enviar instrumento para manutenção, aonde mesmo precisa passar por reparo ou até mesmo ajuste de medição. Em caso de ajuste de medição, mesmo precisa ser calibrado novamente.
1.2.3 No momento da calibração, técnico de calibração pode sinalizar instrumentista para que haja ajuste nas medições se for necessário. Com isso, informando no Certificado de Calibração, antes do ajuste e depois do ajuste, para que haja rastreabilidades nas medições.
...