O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E PRODUÇÃO
Por: wellington pereira gomes • 17/10/2022 • Projeto de pesquisa • 8.029 Palavras (33 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
PRO-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E PRODUÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO
Título do projeto do orientador: Aplicação do método de Monte Carlo na análise de risco financeiro e econômico de uma cervejaria artesanal
Título do plano de trabalho do bolsista: Aplicação do método de Monte Carlo na análise de risco financeiro e econômico de uma cervejaria artesanal
Bolsista: Wellington Pereira
Orientador: Wellinton de Assunção, Doutor
São Luís – MA
2022
__________________________________________________
Orientador: Wellinton de Assunção, Doutor
__________________________________________________[pic 2]
Bolsista: Wellington Pereira Gome
RESUMO
A cerveja artesanal é um produto que está ganhando notoriedade no cenário mundial e brasileiro. Por se tratar de um produto que preza pela qualidade e variabilidade, o aumento desta bebida vem atraindo um público que cada vez mais intensifica o rigor em suas escolhas de consumo. No que tange o empreendimento cervejeiro, a decisão de fazer um investimento de capital, parte de um processo complexo que envolve diferentes tipos de análises, ferramentas e avaliações para evitar prejuízo, que comumente não é exercido de maneira correta. Dito isto, o presente trabalho objetiva avaliar, por meio do método de Simulação de Monte Carlo (SMC), a viabilidade econômica e financeira no processo de avaliação de uma empresa de produção de cerveja artesanal no maranhão através do fluxo de caixa descontado. Para tanto, calcularam-se diversos indicadores financeiros, dentre eles a Taxa Interna de Retorno (TIR) apresentando porcentagem de 17%, e o Valor Presente Líquido (VPL) de R$ 8.827,45. Com os resultados, identificou-se que o investimento da cervejaria é viável, com retorno esperado para os próximos anos.
Palavras-chaves: Cerveja artesanal. Simulação de Monte Carlo. Viabilidade econômica.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 8
2 OBJETIVOS 10
2.1 Objetivo Geral 10
2.2 Objetivos Específicos 10
3 METODOLOGIA 10
4 RESULTADO E DISCURSSÕES 14
4.1 Viabilidade Econômica Financeiro 14
4.2 Índices de rentabilidade e lucratividade 17
4.3 Simulação de Monte Carlo na Viabilidade Econômica 17
4.4 Linguagem em R 19
4.5 Análise determinística 19
4.5.1 Cálculo do VPL, TIR, Payback e ROI no Rstudio (Análise Determinística) 21
4.6 Analise econômica probabilística por SMC 23
4.6.1 Coeficientes de sensibilidade da análise probabilística 26
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
6 REFERÊNCIAS 29
1 INTRODUÇÃO
A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais populares do mundo devido à sua disponibilidade, capacidade nutricional, refrescância, baixa potência de embriaguez e baixo custo (MORADO, 2015). Produzindo 138,6 Milhões de hectolitros por ano, o Brasil é atualmente o 3º maior produtor de cerveja no mundo. A produção de cervejas artesanais vem crescendo com o passar dos anos, em 2019 cerca de 20% da produção nacional foi oriunda de cervejarias artesanais, situando o Brasil como um dos maiores fabricantes do mundo (SEBRAE, 2019; ASSIS et al., 2020).
Hoje, no Brasil, a maioria das cervejas feitas com um processo especial e mais cuidadoso, na prática, acabam sendo chamadas cervejas artesanais, o correto seria chamar de cervejas especiais (LARA, 2018). Segundo Tozeto (2017), as cervejas artesanais dizem respeito a uma classe de produtos com qualidade superior e com maior valor agregado, produzidas por formulações de processos distintos utilizados em escala industrial.
O mercado da cerveja artesanal, é caracterizado, na maior parte das vezes, pela produção de pequenas quantidades de cerveja, desenvolvidas com ingredientes especiais, maior quantidade de malte por hectolitro e em microindústrias de origem familiares de cervejas artesanais provenientes de micro cervejarias brasileiras (Abrabe, 2018). A presença de cervejarias artesanais está cada vez mais forte, conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o número de cervejarias artesanais saltou de 70 para quase 900 nos últimos anos, que geram um faturamento de 2,4 bilhões de reais, e têm ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras de supermercados, nas lojas especializadas (físicas e virtuais) e em serviços de alimentação (bares e restaurantes).
É notável o crescente número de empreendedores que decidem lançar-se no mercado a fim de buscar seu sucesso no negócio, só em 2018 no Brasil a TTE (Taxa Total de Empreendedorismo) foi de 38%, ou seja, em cada cinco brasileiros adultos, dois eram empreendedores. A partir dessa taxa, estima-se que, cerca de, 52 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos estavam liderando alguma atividade empreendedora” (GEM, 2018).
O aumento da competição mercadológica e a crescente complexidade do ambiente gerencial moderno, dificultam a elaboração da estratégia empresarial e exigem cada vez mais que as organizações sejam supridas com informações de cunho externo e interno. Observando esta tendência de valorização e crescimento do mercado de cervejas artesanais, surgem diversas possibilidades de abertura de negócios relacionados a este nicho de mercado (PAIVA, 2017).
...