O DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTO FLEXÍVEL
Por: Susy Bispo • 20/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.687 Palavras (7 Páginas) • 326 Visualizações
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE
ARTHUR ÁVILA DO NASCIMENTO COSTA
CAROLINA DE MOURA GALVÃO
DANIEL FERNANDES DE SOUZA LUZ
IRDIA FABIANE COSTA CORREIA
LAWANA CAROLINA ARAÚJO DAMASCENO SILVA
LUANNA GAMA DA SILVA
LUCAS DE CAMPOS FIGUEIREDO
LUIZA FONSECA DE ARAÚJO COSTA
RAFAEL DA SILVA CASTRO
SOLANGE BENICIO DE SOUSA
SUSY MARINHO BISPO
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTO FLEXÍVEL
RIO BRANCO – ACRE
2018
ARTHUR ÁVILA DO NASCIMENTO COSTA
CAROLINA DE MOURA GALVÃO
DANIEL FERNANDES DE SOUZA LUZ
IRDIA FABIANE COSTA CORREIA
LAWANA CAROLINA ARAÚJO DAMASCENO SILVA
LUANNA GAMA DA SILVA
LUCAS DE CAMPOS FIGUEIREDO
LUIZA FONSECA DE ARAÚJO COSTA
RAFAEL DA SILVA CASTRO
SOLANGE BENICIO DE SOUSA
SUSY MARINHO BISPO
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTO FLEXÍVEL
Trabalho apresentado a disciplina de Construção de Estradas e Vias Urbanas, curso Engenharia Civil, como requisito para obtenção parcial de nota referente a B2.
Professor: João Nicácio.
RIO BRANCO – ACRE
2018
SUMÁRIO
CONTEXTUALIZAÇÃO 4
MEMORIAL DESCRITIVO 5
1. LOCAÇÃO DA OBRA 5
2. TERRAPLANAGEM 5
3. PREPARO DO SUB-LEITO 5
4. REFORÇO DO SUB-LEITO 5
5. SUB-BASE BRITA CORRIDA 6
6. BASE DE BRITA GRADUADA 6
7. IMPRIMAÇÃO 6
8. PINTURA DE LIGAÇÃO 7
9. CAPA DE ROLAMENTO 7
MEMÓRIA DE CÁLCULO 7
1. CBR/IS 7
2. COEFICIENTES DE EQUIVALÊNCIA ESTRUTURAL 7
3. ESPESSURA DO REVESTIMENTO 8
4. ESPESSURA DO PAVIMENTO 8
5. INEQUAÇÕES 8
6. RESUMO DO DIMENSIONAMENTO 9
PERFIL DO PAVIMENTO 9
ANEXOS 11
CONTEXTUALIZAÇÃO
O presente projeto foi idealizado como uma intervenção a um trecho da construção da BR-364 no sentido de Rio Branco – Cruzeiro do Sul.
A construção desta teve como objetivo facilitar o acesso entre os municípios do estado do Acre, influenciando diretamente no escoamento de mercadorias, turismo, entre outros aspectos socioeconômico.
Baseado no estudo feito, levando em consideração os tipos de veículos que iram trafegar no local, o fluxo e a qualidade do solo, optou-se por usar pavimento do tipo flexível devido a sua viabilidade econômica, este tipo de pavimento é composto por camadas, estas são: subleito, reforço do subleito, sub-base, base e revestimento. O pavimento flexível, é caracterizado pela área de atuação das tensões irem diminuindo de acordo com que vai se aprofundando, de maneira que diminua ao máximo as tensões no subleito, já que o material ali usado não tem uma resistência elevada como a dos materiais das camadas iniciais.
Enfim, é importante salientar a necessidade de manutenção do pavimento, garantindo assim a qualidade de trafegabilidade, e consequentemente o tempo de vida útil previsto em projeto.
[pic 1]
MEMORIAL DESCRITIVO
O presente memorial descritivo tem por finalidade descrever os serviços de terraplenagem, regularização e compactação do subleito, execução de sub-base e base, imprimação, pintura de ligação para CBUQ, e pavimentação asfáltica com CBUQ.
LOCAÇÃO DA OBRA
A demarcação deverá estabelecer os alinhamentos das vias junto aos passeios de forma precisa, sempre se reportando ao projeto urbanístico oficialmente aprovado pela municipalidade, bem como curvas, para tanto o estaqueamento deve estar firmemente colocado e bem sinalizado, além das marcações altimétricas, que a implantação demandar.
TERRAPLANAGEM
Antes de se dar início aos serviços de terraplanagem, deverá ser executada limpeza mecanizada da área com remoção de camada vegetal existente, para que a área a ser pavimento esteja devidamente limpa, sem impurezas.
Os serviços de corte e aterro deverão seguir rigorosamente projeto específico para perfeita conformação do greide.
PREPARO DO SUB-LEITO
O sub-leito que é o fundo da caixa do pavimento deverá ser regularizada dando-se a conformação transversal da via, escarificado e compactado no teor ótimo de umidade, até que atinja GC= 100% PI (Grau de compactação= 100% do Proctor Intermediário).
REFORÇO DO SUB-LEITO
O reforço do sub-leito deverá ser em uma camada com 40,00 cm de altura estabilizada granulometricamente com solo arenoso fino laterítico retirado em jazida presente no estado, deve apresentar CBR mínimo 15%. Após espalhamento da camada de material, a mesma deve ser devidamente irrigada, homogeneizada e compactada no teor ótimo de umidade até que atinja GC= 100% PI (Grau de compactação a 100% do Proctor Intermediário).
SUB-BASE BRITA CORRIDA
Deverá ser executada uma camada de base com brita corrida simples com espessura de 10,00 cm (dez centímetros) compactada, com a finalidade de oferecer suporte à camada de base e deverá possuir CBR mínimo de 20%.
...