TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIMENSIONAMENTO PREDIAL DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

Por:   •  24/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  13.263 Palavras (54 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 54

FACULDADE DAS AMÉRICAS

PROJETO INTEGRADO

SÃO PAULO, SP

NOVEMBRO, 2017

FACULDADE DAS AMÉRICAS

SÃO PAULO, SP

NOVEMBRO, 2017

Sumário

1.0 INTRODUÇÃO 4

2.0 DIMENSIONAMENTO PREDIAL DE CIRCUITOS ELÉTRICOS 5

3.0 DIMENSIONAMENTO PREDIAL DE ÁGUA FRIA 8

4.0 DIMENSIONAMENTO PREDIAL DE ESGOTO 23

5.0 DIMENSIONAMENTO DE ÁGUAS PLUVIÁIS 28

6.0 BIBLIOGRAFIA 33

1.0 INTRODUÇÃO

Objetivos gerais:

Desenvolver um projeto para um edifício residencial situado na cidade de São Paulo, bairro da Vila Madalena:

* Projeto de instalações prediais elétricas;

* Projeto de instalações hidrossanitárias.

Escolhemos um apartamento de 85m², de acordo com exigências do projeto. A escolha foi baseada em um folder recebido de um stand de vendas. Um prédio de 10 andares contendo 2 apartamentos por andar. O apartamento contem;

* Uma varanda gourmet;

* Uma sala de tv e jantar;

* Dois banheiros;

* Dois dormitórios (sendo um deles suíte);

* Cozinha, Área de serviço;

* Escritório.

Nosso projeto foi desenvolvido em Autocad e dividido da seguinte forma: Instalações elétricas, dimensionamento de água fria, dimensionamento de esgoto e águas pluviais.

Todas as pesquisas realizada para este projeto são embasadas na sua norma regente, tal como: Projeto de Instalações Prediais Elétricas de Baixa Tensão “NBR 5410”, dimensionamento de Instalações Prediais de Água Fria “NBR 5626”, Sistema Predial de Esgoto Sanitário conforme a norma “NBR 8160” e Águas Pluviais conforme a “NBR 10844”.

2.0 DIMENSIONAMENTO PREDIAL DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

O dimensionamento elétrico de cada apartamento foi feito de acordo com a norma ABNT 5410/2004.

De acordo com o item 9.5.2.2.1 da norma 5410/2004 temos que definir o número de pontos de tomadas, onde atribuímos que para cozinha deveria conter duas tomadas em cima da bancada da pia sendo ligada no mesmo ponto, uma tomada especifica para o micro-ondas, uma tomada especifica para a geladeira e uma para o fogão, assim contendo, cinco tomadas na cozinha toda.

Já na Área de Serviço, será necessária apenas uma tomada especifica para a máquina de lavar. A tomadas de uso especifico serão instaladas a 1,5m do local previsto para o equipamento a ser alimentado, isso de acordo com o item 4.2.1.2.4.

Na varanda gourmet, é previsto de acordo com a norma pelo menos uma tomada. Nos banheiros terá uma tomada próximo aos lavatórios.

Na sala de estar, teremos três tomadas com dois plugues e uma tomada próximo ao sofá, na norma pede que a cada cinco metros sejam previsto uma tomada, porém decidimos colocar uma a mais, pois essas três tomadas serão utilizadas para alimentação de equipamentos. Na sala de jantar terão duas tomadas. No escritório terá duas tomadas.

No quarto com suíte terá três tomadas e no outro quarto terá duas tomadas. E no hall é previsto pelo menos uma tomada de uso geral.

Iluminação

De acordo com o item 9.5.2.1.1 deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor. Para a sala, definimos um ponto de luz de no mínimo 100VA, isso de acordo com o item 4.2.1.2.2 que diz, “em cômodos com áreas superior a 6m² deve ser prevista uma carga de 100VA para os primeiros 6m², acrescida de 60VA para cada aumento de 4m² inteiros.”

Para a sala de estar, terá um ponto de luz de no mínimo 160VA. Sala de Jantar, um ponto de luz de no mínimo 100VA. Escritório, um ponto de luz de no mínimo 100VA. Varanda Gourmet, um ponto de luz de no mínimo 160VA. Cozinha, um ponto de luz de no mínimo 100VA. Área de Serviço, um ponto de 100 VA. No quarto com suíte, terá um ponto de luz de 160VA e já no outro quarto terá um ponto de luz de 100 VA.

Fator de Correção

Para o fator de correção, adotamos uma temperatura ambiente de 30ºC em São Paulo, onde corrigimos para 35ºC. E assim ficando com um fator de temperatura de 0,94 para fio de PVC.

NOTA: Ao fazermos todas as contas necessárias percebemos que, a secção dos condutores para as tomadas de uso geral eram menor que 2,5mm², que é o mínimo a ser utilizado. Então, decidimos que iremos utilizar fios de 2,5mm² para as tomadas de uso geral. E para iluminação iremos utilizar fios de 1,5mm².

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com