O Dimensionamento de Canais
Por: Jay L • 29/6/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 2.696 Palavras (11 Páginas) • 234 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
[pic 2]
CANAIS
Ouro Branco - MG
Outubro - 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CANAIS
Trabalho apresentado ao professor Emmanuel Kennedy da Costa Teixeira como exigência da disciplina Hidráulica.
Professor: Emmanuel Kennedy da Costa Teixeira.
Ouro Branco - MG
Outubro-2020
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVO 2Erro! Indicador não definido.
3 MEMORIAL DESCRITIVO Erro! Indicador não definido.
3.1. Considerações Erro! Indicador não definido.
3.2. Normas Utilizadas Erro! Indicador não definido.
3.3. Tipos de canais Erro! Indicador não definido.
4. Critérios de Dimensionamento Erro! Indicador não definido.
4.1 Área de preservação ambiental Erro! Indicador não definido.
4.1.2 Solo argiloso coloidal denso Erro! Indicador não definido.
4.1.3. Água do curso d’agua com sedimentos coloidais Erro! Indicador não definido.
4.1.4. Declividade média longitudinal do curso d’agua Erro! Indicador não definido.
5. MEMORIAL DE CÁLCULO Erro! Indicador não definido.
8. CROQUI Erro! Indicador não definido.
9. CONCLUSÃO Erro! Indicador não definido.
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14Erro! Indicador não definido.
- INTRODUÇÃO
A proposta desse trabalho é solucionar o transtorno provocado pelo transbordamento do córrego Natividade em Aymorés, Minas Gerais. Como solução, o trabalho inclui projetos para orientar o fluxo no leito desse córrego. A hidrovia inclui mudanças nas legislações e nos cursos dos rios, com o objetivo de reduzir a área ocupada pelo curso do rio, acabando com as enchentes. O transbordamento ocorre pela impermeabilização da bacia hidrográfica, devido à urbanização.
Para a elaboração do projeto de canalização é considerado as características de preservação ambiental, água do curso d’agua com sedimentos coloidais e declividade média longitudinal. É definido um alinhamento linear e estudos hidrológicos da bacia contribuinte indicando uma vazão de cheia com frequência bianual e uma vazão de cheia centenária.
A concepção do canal é viabilizada com a adoção de uma seção composta, com parte inferior retangular em concreto acabado, a parte superior também em seção retangular no qual irá comportar a vazão de cheia centenária, sendo seu fundo com revestimento vegetal.
A população aimoreense padece com os problemas de inundações ocasionadas pelo transbordamento do córrego da Natividade. O transbordamento ocorre pela impermeabilização da bacia hidrográfica, devido à urbanização. Para melhor estruturação da cidade e com intuito de amenizar ou até mesmo sanar os problemas ocasionados pela falta de uma infraestrutura que atenda com a população com mais conforto e qualidade, é intencional a implementar a canalização na região onde as margens foram ocupadas.
- OBJETIVO
A proposta é promover uma melhor infraestrutura na cidade de Aimorés-MG, com a implantação do canal com objetivo de diminuir os transtornos que a população vem sofrendo decorrido do córrego.
[pic 3]
Fonte: desconhecido
[pic 4]
Fonte: desconhecido
3. MEMORIAL DESCRITIVO
3.1 CONSIDERAÇÕES
Para o início do dimensionamento do canal, foi projetado um canal com uma seção transversal composta contendo uma parte inferior retangular e outra parte superior trapezoidal. A parte retangular será coberta com concreto acabado.
Com base na soma do último dígito da matrícula de cada integrante do grupo, a seção retangular foi calculada e obtemos uma vazão bianual de 11 m³/s a ser transportada, na qual foi calculada com máxima eficiência. Já a seção trapezoidal, terá uma vazão centenária, que será calculada pelo valor da vazão bianual multiplicada por 6, assim encontramos o valor de 77 m³/s.
O material a ser utilizado será o concreto, o mesmo possui limite de rigidez e boa resistência ao cisalhamento, e não irá correr o risco do canal passar por corrosão ou cultivar plantas aquáticas no fundo do conduto. O revestimento vegetal tem maior viabilidade de implantação na obra, pois apresenta redução de custos e maior velocidade de aplicação. Este tipo de revestimento é importante porque possui boa permeabilidade, o que reduz ainda mais a possibilidade de transbordamento.
A declividade longitudinal do canal, avaliadas pelas condições topográficas locais de implantação do canal e critérios relacionados com a finalidade do canal.
...