O Documentário “Carne e Osso”
Por: rafael.assis • 2/1/2019 • Exam • 319 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Aluno: Rafael de Assis Silva
Conforme observado no documentário “Carne e Osso”, os trabalhadores de empresas de abate e processamento de carnes e derivados estão submetidos a vários riscos no ambiente de trabalho como: trabalho em baixas temperaturas, uso de ferramentas cortantes, movimentos repetitivos em curtos intervalos de tempo, pressão psicológica e riscos ergonômicos.
Portanto, focar esforços somente na mudança da legislação ou esforço da fiscalização não seriam suficientes para gerar respostas na saúde e segurança do trabalho nesses ambientes. O principal objetivo é que estes dois pilares (legislação e fiscalização) funcionem em conjunto, pois a fiscalização é a ferramenta que visa monitorar se as legislações existentes estão sendo colocadas em prática, e por outro lado, são as legislações que estabelecem as diretrizes para os órgãos fiscalizadores.
Em vista do exposto, cabe ao EST contratado por uma empresa do setor, garantir que os todos os requisitos das normas regulamentadoras vigentes (entre as principais normas relacionadas ao abate e processamento de carnes e derivados podemos citar as NR-36 e NR-17) sejam colocadas em prática na empresa, para que desta maneira sejam garantidas: a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho.
A partir do momento em que o EST consegue garantir que os requisitos das normas estão sendo colocados em prática na empresa, ele consequentemente obterá melhores resultados estatísticos relacionados a satisfação dos empregados, diminuição do índice de acidentes, afastamento do trabalho por doenças, ou seja, uma melhoria na qualidade do trabalho e saúde dos funcionários. Desse modo, os empresários do setor ficam motivados a investir nas mudanças relacionadas a SST pois além de produzir mais, devido ao menor índice de afastamento do trabalho por doenças ou acidentes, eles agregam valor ao produto final, pelo fato de estarem se preocupando com o bem-estar dos trabalhadores e meio ambiente.
...