O Elevador Hidráulico
Por: dbsilva86 • 17/1/2018 • Trabalho acadêmico • 577 Palavras (3 Páginas) • 558 Visualizações
Introdução
Elevadores hidráulicos, também chamados de prensa hidráulica, são amplamente utilizados para aplicações diversas como içamento de cargas, equipamentos e pessoas assim como movimentação de peças pesadas entre outros.
No setor automotivo, esses elevadores, são muito comuns em oficinas mecânicas, onde são utilizados para elevar os automóveis a posições que permitam o acesso as partes mecânicas dos veículos. O funcionamento de um elevador hidráulico automotivo é relativamente simples e está fundamentado no principio de pascal, o que será apresentado ao longo deste trabalho.
O objetivo geral aqui é apresentar um sistema de acionamento hidráulico, sua história, as bases teóricas que o sustentam e associa-lo a um evento real. Esse trabalho de pesquisa se limita ao estudo dos elevadores hidráulicos automotivos, onde expõe como o equipamento foi desenvolvido ao longo do tempo, quais as suas peculiaridades e diferenças, assim com sua evolução tecnológica e os fundamentos teórico–práticos utilizados para seu desenvolvimento.
Base Teórica
Os equipamentos, aqui estudados, são fundamentalmente simples e funcionais. Todos os modelos, desde sua criação até os dias atuais foram e são concebidos tendo como base o princípio de Pascal, que diz: "A variação de pressão sofrida por um ponto de um líquido em equilíbrio é transmitida integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente onde está contido".
O elevador hidráulico é um exemplo da aplicação desse princípio, pois transmite a pressão exercida em uma de suas colunas para todos os pontos do elevador, ou seja age como um replicador de forças, absorvendo a energia empregada em uma extremidade e liberando-a na outra, o que torna possível erguer um corpo de grande peso exercendo pouca força. O que pode ser observado na figura abaixo.
F
Figura 1: Demonstração do princípio de Pascal ( Enciclopédia Britânica)
História
Antes da invenção dos elevadores hidráulicos, os mecânicos eram obrigados a deslizarem por debaixo dos carros trabalhando em posições de péssima ergonomia. A solução veio com a escavação de buracos retangulares no chão onde os veículos estacionavam de modo que o centro do carro se alinhava ao buraco permitindo, assim, que mecânicos acessassem as partes mecânicas, centrais, do veículo.
Em 1925, Peter Lunati projetou, construiu e patenteou o primeiro elevador automotivo totalmente hidráulico, com todo seu sistema de acionamento construído sob o chão, dando origem a uma nova indústria. No entanto essa tecnologia era cara e de difícil instalação.
Na Europa, houve um aperfeiçoamento dessa tecnologia. Surgiu assim os elevadores hidráulicos sobre o chão, que permitiam trabalhar em posições variadas de altura além de serem mais seguros. Quando essa tecnologia chegou a América houveram problemas visto que os carros europeus tendiam a ser menor que os americanos o que impossibilitava a sua utilização. A partir dai surgiram os elevadores hidráulicos americanos, que na verdade, foi uma adaptação ao modelo europeu. Os modelos americanos apresentavam dimensões maiores. Todos esses
...