O Ensaio de Dureza
Por: MatheusR22 • 17/11/2019 • Ensaio • 795 Palavras (4 Páginas) • 219 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
ENSAIOS NÃO DESTRUTÍVEIS
Campinas – SP
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
ENSAIOS NÃO DESTRUTÍVEIS
Trabalho de Curso de Engenharia de Controle e Automação apresentado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Paulista – UNIP, como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro de Controle e Automção.
Campinas – SP
2019
INTRODUÇÃO
Na indústria ou em áreas de pesquisa, é muito importante realizar diversos testes nos materiais, como por exemplo, teste de tração e de dureza, entretanto, estes testes danificam o material testado, de uma maneira que o deixa inutilizável, aumentando assim o custo da pesquisa.
Há muitos testes que não danificam o material, fazendo com que a peça em questão possa ser utilizada em outros testes novamente. O teste apresentado neste relatório é o ensaio com líquido penetrante, um ensaio simples e barato, e ajuda na identificação de trincas e falhas que aparecem nos materiais devido à um esforço ou algum problema na fabricação do mesmo.
OBJETIVOS
O experimento proposto tem como objetivo realizar o teste de líquidos penetrantes, de forma que não cause nenhum dano que impeça a reutilização do material em outro processo.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Fundamentação teórica
O ensaio com líquidos penetrantes, surgiu na industria ferroviaria para realizar a inspeção de rodas e eixos do século XIX
2.2 Materiais e métodos
Para este experimento foi utilizado um durômetro que utiliza o modo de Rockwell para a análise (Figura 1). Os tipos de análises feitas foram nas escalas: HRA (Hardness Rockwell A), que é uma escala que utiliza uma carga maior de 60 kgf; HRD (Hardness Rockwell D), que utiliza uma carga maior de 100 kgf; e HRC (Hardness Rockwell C) que utiliza uma carga maior de 150 kgf.
[pic 1]
Figura 1: Durômetro na escala Rockwell
A ponteira utilizada neste experimento foi do tipo cônico, que tem uma ponta de diamante com um ângulo de 120° de conicidade (Figura 2).
[pic 2]
Figura 2: Ponteira de diamente fora do durômetro.
Os metais escolhidos para o ensaio foram um aço cilíndrico e uma arruela, foram escolhidos estes dois metais por terem um dimensionamento diferente, e por não serem feitos do mesmo material.
Para a realização da análise, o primeiro material foi posto no durômetro, e é dada a pré-carga no metal com o auxilio de um visor em forma de relógio, foi sincronizado os dois ponteiros em zero, assim a pré-carga foi devidamente aplicada. Então soltou-se a carga maior, e novamente com o auxilio do marcador em forma de relógio foi dada o valor em HRA primeiramente. Após este a análise na escala HRA, foi inserido mais um peso no suporte de carga do durômetro para alcançar 100 kgf, necessarios para a análise em HRD. E por fim foi-se análisado na escala HRC, para cada escala foi feita três medições diferentes para análise da média e do desvio padrão.
...