O Ensaio de Granulometria
Por: danjatoba • 31/5/2017 • Trabalho acadêmico • 533 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE
Andressa Lemos Cerqueira
Bruno Souza Alves
Cláudio Pithon
Danilo Cal Jatobá
Janyere Dias
Ramon Fagundes.
TRABALHO DE MECÂNICA DOS SOLOS I
SALVADOR
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE
- ENGENHARIA CIVIL
Andressa Lemos Cerqueira
Bruno Souza Alves
Cláudio Pithon
Danilo Cal Jatobá
Janyere Dias
Ramon Fagundes.
TRABALHO DE MECÂNICA DOS SOLOS I
Trabalho de Mecânica dos Solos I apresentado ao centro Universitário Jorge Amado – Unijorge, referente a nota da AV4 do curso de bacharelado em Engenharia Civil sob a orientação do professor Ronaldo Campos.
SALVADOR
2017
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO
2.0 Objetivo
3.0 Equipamentos
4.0 Preparação da Amostra
5.0 Procedimento Experimental
6.0 Resultados
7.0 Referências
- Introdução
Em um determinado solo, foi observado a presença de partículas com tamanhos variados. Devido ao seu tamanho torna-se bastante complicado identifica-las, visto que os grãos de areia, podem estar envolvidos por uma extensa quantidade de partículas argilosas, muito finas, demonstrando um comportamento de aglomeração formado apenas por essas partículas argilosas.
Para uma avaliação do tamanho dos grãos de um determinado solo, deve ser realizada uma análise granulométrica, que basicamente consiste em duas fases: peneiramento e sedimentação. O peso do material que passante de cada peneira, referido ao peso seco da amostra, é considerado como “porcentagem que passa”.
A observação através de análise por peneiramento tem como restrição a abertura da malha das peneiras, que não devem ser tão pequenas quanto o diâmetro de interesse. A menor peneira empregada com maior frequência é a de número 200, cuja abertura é de 0,075 mm.
- Objetivo
Qualificar o solo coletado, analisando a sua granulometria através da técnica de peneiramento na separação e especificação do material.
- Equipamentos
- Balança
- Cápsulas para determinação de umidade
- Estufa
- Jogo de Peneiras
- Almofariz e mão de grau
- Solo
- Escovas com certas metálica
- Preparação da Amostra
- Material coletado na jazida da praia de Tubarão - CONDER
O material teve porção selecionada e encaminhada para a estufa onde permaneceu por 12 h a uma temperatura de 65°, o restante do material foi seco em temperatura natural. Após o material seco, foram desmanchados os torrões e em seguida homogenizado de forma bastante cuidadosa.
- Procedimento Experimental
Aplicando-se o método convencional granulométrico, o material exposto e seco ao ar livre além da pequena amostra seca na estufa foi misturado, homogeneizado em seguida, foi realizado o quarteamento do material escolhido, após a pesagem observou-se que a porção de solo seco ao ar e foi peneirando o material na peneira #10 ( 2,00mm). Foram tomadas as devidas precauções a fim de desmanchar os torrões remanescentes, que ainda poderiam estar presente na amostra de solo, logo ficando retidos os agregados grossos na peneira #10. O material grosso que foi retido na peneira #10 foi devidamente pesado e utilizado no peneiramento grosso do solo. O material passante na peneira #10 foi coletado para a análise granulométrica dos solos finos.
...